Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Limpe seu nome: mutirão para renegociação de dívidas começa dia 1º

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Fevereiro de 2023 às 15h10

Link copiado!

Pexels/Mikhail Nilov
Pexels/Mikhail Nilov

Na próxima quarta-feira (1º), será iniciado o primeiro mutirão nacional de negociação de dívidas de 2023. Os consumidores terão todo o mês de março para organizar suas finanças com descontos e prazos especiais, que serão estabelecidos conforme as condições de cada instituição financeira. Poderão ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial e consignado.

Segundo um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em janeiro de 2023, cerca de 65,19 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. A pesquisa ainda destaca a quantidade alarmante de jovens negativados, na faixa etária de 18 a 29 anos, e de idosos (acima de 65 anos).

A iniciativa é uma ação promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons. Segundo Amaury Oliva, diretor-executivo de Cidadania Financeira da Febraban, dentre os recursos utilizados para a renegociação, estão: alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento e a migração para outras modalidades de crédito.

Continua após a publicidade

A lista de bancos e instituições financeiras que estão participando da ação está disponível no site da Febraban. No portal, os consumidores também terão acesso a uma série de conteúdos para melhorar a sua relação com as finanças, visando conscientizar a população e evitar a reincidência das dívidas.

Como consultar as dívidas?

Os interessados podem consultar empréstimos e financiamentos em seu nome na plataforma Registrato, além de informações financeiras, como contas em bancos, investimentos e chaves Pix. Os dados são sigilosos e só podem ser acessados pelo titular. Para consultar, acesse o site do Registrato e faça login pelo Gov.br.

Continua após a publicidade

No portal "Meu Bolso em Dia" da Febraban, ainda é possível acessar planilhas para consultar os valores disponíveis para quitar as dívidas. Com cálculos já automatizados, os usuários precisam apenas inserir as entradas e as saídas de dinheiro para ter raios-X das finanças.

Como limpar meu nome?

A parte da renegociação precisa ser realizada diretamente com o banco ou instituição financeira, utilizando os canais oficiais disponíveis. O cliente deve informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais são as condições oferecidas. Caso concorde com a proposta, peça para assinar o acordo. Se as opções ainda não forem ideais para a sua situação financeira, faça contrapropostas até chegar a uma resolução que atenda às suas necessidades.

Para pessoas em situação de superendividamento — situação configurada pela impossibilidade de pagar as dívidas sem comprometer o seu mínimo existencial — a orientação é procurar órgãos de proteção e defesa do consumidor. Além da lista de bancos participantes, no site do mutirão, os usuários também encontram tutoriais de como negociar pelo site Consumidor.gov.br e pelos Procons.

Continua após a publicidade

Fonte: Uol; Extra