Líder de IA da Apple deixa o cargo e ex-Google assume posição na empresa
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Apple anunciou nesta segunda-feira (1º) que o vice-presidente sênior de Aprendizado de Máquina e Estratégia de IA, John Giannandrea, deixará o cargo imediatamente.
- Tim Cook pode deixar cargo de CEO da Apple em 2026
- Quem é o possível sucessor de Tim Cook como CEO da Apple?
Para substituí-lo, a empresa contratou Amar Subramanya, ex-executivo da Microsoft e do Google, que já exerceu cargo de liderança de engenharia do Gemini.
A troca acontece em um momento no qual a Big Tech enfrenta pressão de investidores e consumidores devido a uma percepção de atraso na corrida da inteligência artificial (IA) generativa, frente a rivais como OpenAI, Google e Microsoft.
Saída de Giannandrea
Giannandrea, que chegou à Apple em 2018 vindo do Google, permanecerá na empresa como consultor até sua aposentadoria, prevista para a primavera de 2026 – outono no hemisfério sul.
Sob sua gestão, a companhia lançou o Apple Intelligente em outubro de 2024, com uma recepção morna e críticas que variaram de “abaixo do esperado” a avaliações alarmadas sobre a utilidade dos recursos.
Relatórios internos apontam que a divisão sofria com disfunções organizacionais e uma “crise de liderança”, o que teria levado o CEO Tim Cook a retirar a supervisão da Siri das mãos de Giannandrea ainda em março deste ano.
Um outsider para salvar a Siri
A contratação de Amar Subramanya sinaliza uma tentativa da Apple de importar o conhecimento da concorrência para acelerar seus projetos. Subramanya reportará diretamente a Craig Federighi, chefe de software da empresa.
O currículo do novo vice-presidente é focado nas tecnologias que a Apple tenta dominar no momento. Amar foi vice-presidente corporativo de IA na Microsoft, passou 16 anos no Google – onde liderou a engenharia do Gemini – e na nova empresa liderará áreas que incluem o Apple Foundation Modelos e segurança de IA.
Atrasos em da Apple em IA
A reestruturação tem como objetivo corrigir a rota de lançamentos da empresa. No início do ano, a Apple precisou adiar para 2026 a versão aprimorada da Siri, que promete ser mais conversacional e integrada aos apps.
Além disso, recursos iniciais do Apple Intelligence apresentaram falhas graves, como resumos de notificações que geraram manchetes falsas e erros factuais.
Com a mudança, o restante da equipe que antes respondia a Giannandrea será redistribuído entre outros executivos, como Sabih Khan e Eddy Cue, buscando alinhar melhor as operações de hardware e serviços.
Tim Cook afirmou que a IA permanece "central na estratégia da Apple" e que a experiência de Subramanya será essencial para os próximos passos da companhia.
Veja também:
- Tim Cook promete Siri com IA e diz que Apple está aberta a colaborações no setor
- Quais celulares Android são compatíveis com o AirDrop da Apple?
- Intel pode fabricar chips da Apple a partir de 2027
Ouça o Podcast Canaltech: