Itaú prepara agente de IA para reunir tudo do banco em um só lugar
Por Bruno De Blasi |

O Itaú prepara um agente global de inteligência artificial capaz de centralizar todas as interações com o banco em uma única experiência conversacional. A solução vai oferecer ao cliente uma opção para falar sobre qualquer produto ou serviço sem precisar navegar por menus ou interfaces complexas.
- IA com mais autonomia: o que são agentes de fronteira?
- Agentes de IA ganham memória 'turbinada' para te oferecer decisões melhores
A solução de IA foi antecipada pela instituição financeira durante uma conferência no AWS re:Invent 2025, e vai oferecer acesso a investimentos, crédito, seguro e demais rotinas do dia a dia.
Na prática, a futura solução tende a oferecer uma abordagem similar aos chatbots como o ChatGPT, Gemini, Anthropic e mais. Contudo, a instituição pretende ir além de um sistema que oferece apenas respostas a perguntas.
A ideia, segundo a companhia, é entregar uma plataforma que age de maneira proativa e é capaz, por exemplo, de interpretar as necessidades dos clientes.
Neste sentido, a superintendente de Tecnologia do Itaú Unibanco, Aline Pavan, destaca as sugestões de prompts. Com a abordagem, o agente será capaz de sugerir assuntos para o cliente com base no seu perfil, o que pode até reduzir o gap de educação financeira.
Interação e personalização
O modelo conta com uma memória construída a partir de dados proprietários, históricos de relacionamento e comportamentos transacionais do cliente, sempre com governança rígida de privacidade. Esses elementos permitem personalização contínua, além de interações multimodais, podendo até gerar planilhas.
“Uma das coisas que a gente tem visto bastante em gestão financeira é que nada substitui a planilha do cliente que tem planilha. Então, como que a gente consegue ser esse facilitador e fazer isso de maneira muito mais simples, de maneira muito mais objetiva?”, questionou a superintendente.
Apesar da apresentação, o acesso ao agente global ainda é restrito e não há uma data de lançamento para toda a base de clientes da instituição financeira.
IA para investimentos
Esta não é a única abordagem do Itaú no campo da inteligência artificial. Em junho, o banco apresentou um chatbot com IA que oferece um assistente de investimentos aos clientes.
Através da ferramenta, é possível não apenas tirar dúvidas de opções de investimentos, mas permite realizar transações diretamente pela conversa.
A instituição financeira também utiliza a tecnologia para oferecer o Pix via WhatsApp.
Leia mais: