Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hackaton global de Open Finance busca por inovações no sistema financeiro global

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Agosto de 2021 às 23h30

Link copiado!

Divulgação/Gerd Altmann/Pixabay
Divulgação/Gerd Altmann/Pixabay

O Itaú Unibanco, junto ao CIBC, o National Australia Bank e o Grupo NatWest, anunciou nesta segunda-feira (16) a realização do primeiro Desafio Global de Open Finance. Contando com apoio da Amazon Web Services (AWS), a iniciativa convida empresas de quaisquer portes, startups e acadêmicos a imaginar e desenvolver novas soluções para o mercado financeiro que possam ser aplicadas em escala global.

O foco central da competição será o ecossistema de Open Finance, que permite o compartilhamento seguro de informações entre instituições e as torna mais capazes de oferecer serviços customizados aos clientes. As instituições participantes identificaram três áreas principais nas quais os competidores podem escolher se concentrar:

  • Como podemos atender melhor nossos clientes corporativos e o público em geral, fornecendo serviços com alto valor agregado?
  • Como podemos ajudar tanto a base atual de clientes como novos entrantes a acessar serviços bancários utilizando canais digitais que sejam mais convenientes ou relevantes?
  • Como podemos encontrar maneiras inovadoras de ajudar nossos clientes a tomar melhores decisões em questões que envolvem clima e sustentabilidade?
Continua após a publicidade

As equipes participantes poderão testar, construir e validar soluções com a mentoria dos líderes dos bancos e parceiros da iniciativa. Todas as atividades vão ser realizadas dentro de um ambiente de sandbox fornecido pela AWS e desenvolvido em parceria com a Oolys, plataforma líder de infraestrutura para provedores de serviços financeiros.

Para facilitar o desenvolvimento, cada banco compartilhará um conjunto de APIs que combinam Open Banking, Open Finance e serviços em caráter experimental. Todos os testes e trabalhos feitos durante o desafio serão realizados a partir de dados simulados, garantindo a segurança e privacidade de cada instituição.

Como participar

As inscrições para o Desafio Global de Open Finance já estão abertas no site oficial do evento — clique aqui para acessar —, e as equipes participantes podem ter até seis integrantes. A competição será realizada entre os dias 18 e 24 de outubro deste ano, e as 12 melhores equipes vão ser selecionadas a apresentar suas ideias a um painel de jurados composto pelos CEOs de quatro bancos, além de executivos do setor de private equity, venture capital e organizações de tecnologia.

Continua após a publicidade

Dessas, quatro vão ser selecionadas ao final — uma equipe para uma das três áreas principais identificadas e uma eleita como vencedora geral da competição. Todos os vencedores poderão participar de um programa de incubação personalizado com um ou mais dos bancos participantes.

As equipes participantes vão passar por uma análise inicial entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro, e as semifinais serão realizadas entre 4 e 11 de novembro. A preparação para as finais acontece entre 12 e 15 do mesmo mês, enquanto a grande final será realizada no dia 16.

As instituições poderão dedicar equipes internas a apoiar as provas de conceito apresentadas, e os participantes vão ter a chance de financiar seus projetos junto aos times de Venture Capital de todas elas. Para completar, os selecionados terão contato direto com os tomadores de decisão dos bancos para ter apoio de networking e conversas com parceiros, bem como acesso aos consultores especializados do AWS para obter suporte em projetos funcionais e técnicos.