Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai treinar IA com dados de publicações do Reddit

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2024 às 17h55

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Google

Google e Reddit anunciaram uma parceria nesta quinta-feira (22) que envolve o uso de inteligência artificial (IA). A rede social das comunidades vai ganhar acesso ao Vertex AI, plataforma de inteligência artificial da Gigante de Mountain View que ajuda a melhorar resultados de pesquisa. Em troca, o buscador ganha acesso à API com os dados do Reddit para treinar modelos de inteligência artificial.

O acordo surge dias após uma notícia sobre o Reddit ter vendido o acesso aos dados para uma empresa do segmento de IA por US$ 60 milhões de dólares por ano, mas nenhuma das empresas confirma essa transação.

Em nota, o Google reforça a atuação do parceiro na internet, normalmente usado como uma fonte alternativa de pesquisas para quando o buscador não trazia resultados precisos:

Continua após a publicidade

"O Reddit ocupa um papel único na internet aberta como uma grande plataforma com uma incrível variedade de conversas e experiências humanas e autênticas, e estamos animados em fazer uma parceria para facilitar que as pessoas se beneficiem dessa informação útil", diz a companhia de Mountain View.

O Reddit, por sua vez, valoriza a ideia de facilitar o acesso aos conteúdos da plataforma com a parceria. "Nosso trabalho com o Google vai facilitar para que as pessoas encontrem, descubram e engajem com conteúdos e comunidades do Reddit que sejam mais relevantes para eles", celebra a rede social.

"Ao facilitar o acesso, estamos aptos a manter nossa creça em manter a internet aberta melhor, enquanto oferecemos uma experiência melhor aos usuários atuais e alcançamos novas audiências", prossegue.

Continua após a publicidade

O que isso pode representar?

Em um primeiro momento, o grande beneficiado da troca parece ser o Google, que enfim garante o acesso à API do Reddit para treinar seus próprios modelos de IA: a rede social fundada em 2005 acumula quase duas décadas de conteúdos e discussões valiosos para o treinamento de grandes modelos de linguagens (LLMs) — vale lembrar que esses modelos são abastecidas majoritariamente por textos, com materiais como sites, livros e artigos científicos.

Além disso, o Reddit fechou o cerco contra ferramentas que extraíam dados da API para fornecê-los a IAs no ano passado e começou a cobrar pelo acesso. Em determinado momento, alguns links da plataforma não apareciam entre os principais resultados de pesquisa do Google.

É claro que a rede social também ganha suas vantagens na negociação, principalmente com o acesso ao Vertex AI. Ainda não é possível descobrir de qual forma isso vai facilitar a distribuição do conteúdo, mas sem dúvida é um reforço considerável para a plataforma. 

Continua após a publicidade

A parceria também deve beneficiar os planos corporativos do Reddit, já que a empresa tem planos de aderir a uma oferta pública inicial (IPO) e ingressar na bolsa de valores para que qualquer pessoa possa comprar ações.