Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reddit estaria vendendo dados para treinar IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Fevereiro de 2024 às 16h08

Link copiado!

Divulgação/Reddit
Divulgação/Reddit

O Reddit, uma das principais redes sociais da internet da atualidade, teria assinado um contrato de licença para dar permissão a modelos de inteligência artificial de serem treinados a partir do conteúdo criado por sua comunidade. De acordo com as informações do Bloomberg, a soma de valores poderia chegar a US$ 60 milhões por ano.

A rede social ainda não liberou nenhum tipo de comentário ou anúncio oficial sobre o assunto, que teria sido recebido com reclamações por parte dos usuários. No entanto, vale lembrar que a empresa pode estar em negociações avançadas para uma oferta pública inicial (IPO, quando uma companhia começa a vender ações na bolsa de valores) que ocorreria em março deste ano com valores acima de US$ 5 bilhões.

Reddit é uma das maiores fontes de tutoriais da internet

Continua após a publicidade

O relato do Bloomberg diz que a rede social teria assinado o acordo com uma empresa de IA não revelada, mas bastante importante no mercado, como uma negociação de última hora. Esse ato serviria para mostrar aos investidores que a plataforma tem potencial para ganhar dinheiro no mundo da IA.

É importante lembrar que o Reddit é uma das principais fontes de tutoriais da web, com centenas de publicações que ensinam a fazer diversas tarefas, desde limpar cartuchos antigos de videogames a preparar uma ceia de Natal.

Além disso, há inúmeros temas nas comunidades da plataforma, todos que de uma forma ou de outra acabam atrelados ao comportamento humano. Em outras palavras, um prato cheio para alimentar uma inteligência artificial generativa — algo que, aliás, a Meta também pensa em fazer com o Facebook e o Instagram.

Na prática, todas as postagens poderiam construir LLMs (grandes modelos de linguagem), que seriam usados para fornecer uma estrutura para a uma IA generativa.

Continua após a publicidade

Reddit "bloqueou" IAs no passado

Curiosamente, em 2023 o Reddit começou a cobrar pelo uso de API, pois o amontoado dos dados publicados na rede social é “realmente valioso”, segundo o fundador e CEO do Reddit Steve Huffman. Outra justificativa oferecida na época foi para limitar o treinamento de IA com conteúdo a partir das postagens das comunidades.

Contudo, se o relato do Bloomberg se mostrar verdadeiro, as intenções da empresa podem ter sido mais direcionadas a proteger seus próprios ativos (no caso, o conteúdo criado por sua comunidade). A venda de informações da rede social para treinamento de robôs faria você abandonar o Reddit?