Publicidade

Google I/O 2026 acontecerá em maio; saiba o que esperar do evento

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google I/O 2026 já tem data para acontecer: a conferência anual da Big Tech está marcada para os dias 19 e 20 de maio. A Gigante de Mountain View tradicionalmente reserva o evento para grandes novidades sobre Android, inteligência artificial (IA) e outros serviços da companhia.

Mais uma vez, a expectativa fica por conta das novidades sobre IA. A conferência do ano passado contou com a chegada do gerador de vídeos Veo 3 e da expansão do Modo IA da busca, por exemplo, então muitos produtos em desenvolvimento podem ser revelados ao público para o mês de maio.

O que esperar do Google I/O 2026?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A seguir, confira alguns possíveis temas que podem ser abordados durante o evento:

  • Android 17 e versão para computadores
  • Novas famílias de modelos
  • Mais agentes de IA

Android 17 e versão para computadores

O Google dedica o I/O para revelar a nova versão do Android. Houve uma pequena quebra de protocolo no ano passado, quando a empresa fez um evento menor a uma semana da conferência para anunciar o Android 16, e ainda não é possível saber se vão repetir a dose em 2026.

De qualquer forma, o Robozinho ganha destaque na conferência. Além de um eventual Android 17, a expectativa é alta para o anúncio de uma "Modo PC" para para substituir o Chrome OS nos computadores (o SO já recebeu o codinome de Aluminum OS em desenvolvimento interno), além de novidades para realidade mista.

Novas famílias de modelos

Dificilmente o Google vai passar o I/O sem anunciar novos modelos de IA: pode ser uma versão mais avançada do Gemini ou um modelo para tarefas específicas, como criação de vídeos ou imagens. 

Continua após a publicidade

Algumas ferramentas que já estão em testes podem ser liberadas para mais pessoas, como é o caso do Project Genie, usado para gerar mundos interativos em 3D.

Mais agentes de IA

Os agentes autônomos dominam as discussões sobre IA no começo de 2026 e o tema poderia receber algum destaque durante a conferência. Vale reforçar que a empresa revelou um agente capaz de navegar na internet no ano passado. 

Leia também:

Continua após a publicidade