Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

GitHub Sponsors chega ao Brasil para bancar projetos de desenvolvedores

Por| Editado por Claudio Yuge | 02 de Junho de 2022 às 17h10

Link copiado!

Divulgação/GitHub
Divulgação/GitHub

O GitHub anunciou, neste começo de junho, uma novidade para os serviços da plataforma oferecidos no Brasil: a chegada do Sponsors, ferramenta que permite a desenvolvedores e organizações que trabalham com softwareopen source possam receber apoio financeiro.

O Sponsors foi originalmente lançado em 2019, permitindo assim que a comunidade de devs open source possam ser apoiados financeiramente por outros usuários do GitHub, por meio de planos de patrocínio com pagamento único ou mensal.

No lançamento da ferramenta no Brasil, que já estava disponibilizada para alguns usuários em versão Beta, o GitHub afirma que qualquer pessoa com uma conta bancária no país pode agora patrocinar desenvolvedores ou organizações que façam parte do programa — em troca pelo apoio, são oferecidos benefícios, menções e agradecimentos nos readme.txt dos projetos ou mesmo mentorias sobre o tópico.

Continua após a publicidade

Os pagamentos podem ser realizados por cartão de crédito e PayPal — com cobrança em dólar, mas o GitHub afirma que pretende no futuro adicionar maneiras da transação ser feita diretamente em real.

Comunidade open source do Brasil vem crescendo

O GitHub compartilhou, junto das novidades, dados sobre a comunidade brasileira open source na plataforma, que vem crescendo ano após anos em porcentagens maiores que 40%. A empresa afirma que isso, atualmente, engloba mais de 2 milhões de desenvolvedores — o que leva a organização a acreditar que o impacto do Sponsors será significante, principalmente como forma de apoio e incentivo para continuarem o trabalho em projetos de código aberto.

Continua após a publicidade

Desenvolvedores interessados em participar do programa podem realizar o cadastro para a lista de espera da novidade através da página do Sponsors, clicando na opção "Get sponsored" (a página, até o momento, só está disponível em inglês). Clicando nela e realizando o login na conta do GitHub, basta apertar a opção "Join the waitlist" e completar o seu perfil de patrocinado, com biografia e benefícios para apoiadores. Por fim, a plataforma avaliará a aplicação e, se tudo ocorrer bem, habilitará o programa.

Nesse contexto, para comemorar a chegada do Sponsors no Brasil, o GitHub marcou um encontro virtual entre mantenedores nesta quinta-feira (2), às 18h, quando desenvolvedores vão poder aprender mais sobre a manutenção do open source, incluindo dicas para criação do perfil na novidade.

Mais informações, além de detalhamentos das opções de pagamento e dos benefícios para apoiadores, podem ser conferidos na página de ajuda do GitHub sobre o Sponsors.