Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gartner: seguradoras devem focar em experiência do usuário em 2023

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Fevereiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Em 2023, as empresas de seguro devem focar seus investimentos em infraestrutura de TI para digitalizar serviços e melhorias na experiência dos clientes, é o que diz a pesquisa do Gartner — líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. A Pesquisa Gartner CIO and Technology Executive Survey de 2023 reuniu dados de 91 companhias do setor de seguros, espalhadas por 81 países, conversando com mais de 2 mil CIOs.

Segundo Kimberly Harris-Ferrante, Vice-Presidente e Analista do Gartner, a pesquisa deste ano mostra que melhorar a experiência dos clientes (CX) foi citada com mais destaque que outros focos estratégicos, como aumento de receita ou desenvolvimento de novos produtos e serviços para apoiar a transformação digital. "Os estressores econômicos estão fazendo com que as empresas reorientem e mudem de direção para preencher lacunas que existem há muitos anos."

“As seguradoras precisam de mais dados dos clientes, incluindo preferências e informações comportamentais, para executar com eficácia suas estratégias de negócios digitais voltadas para vendas cruzadas, personalização panóptica, envolvimento dinâmico dos clientes e crescimento da receita por meio de novos produtos ou serviços”, diz.

Continua após a publicidade

Seguradoras tem novos objetivos de investimentos

Frente a uma possível recessão, as seguradoras enfrentam a necessidade de gerar mais valor para as partes interessadas, além de implementar mudanças e tecnologias para gerar mais eficiência operacional. Segundo a pesquisa, mais da metade dos CIOs estão aumentando os investimentos nos setores de Modernização de Aplicações, Cibersegurança/Segurança da Informação e Business Intelligence /Analytics.

Com o surgimento de novas demandas, como a condução de uma nova experiência dos clientes ou a capacidade de fazer processamento direto (STP), a Modernização de Aplicações ganha destaque, principalmente em torno dos sistemas centrais. Outro ponto de foco para as empresas será fazer melhorias fundamentais, como segurança aprimorada.

Continua após a publicidade

Apesar de a automação continuar sendo uma necessidade, a aplicação dessas novas ferramentas é fundamental para dar base a áreas que estavam negligenciadas ou eram consideradas muito complexas. Segundo o Gartner, muitas empresas têm uma boa base de automação com altos investimentos no passado, mas é necessário muito mais para dar suporte a estratégias de digitalização mais avançadas.

“Em 2023, o objetivo será criar a base técnica certa para agilidade e abertura, com a substituição de ativos legados que criam uma fuga de talentos e investimentos na organização”, diz Harris-Ferrante.

Como as empresas avaliam os investimentos em tecnologia

O estudo revelou que, no geral, as seguradoras têm sentimentos "mistos" sobre seus investimentos em tecnologia. A maioria das empresas tem buscado reduzir os altos gastos em infraestrutura, ao optar por tecnologias em nuvem.

Continua após a publicidade

Muitas companhias do setor que focaram em inovação crescente disseram que seus investimentos em tecnologia digital excederam as expectativas financeiras. A pesquisa ainda aponta que mais de 50% das seguradoras se concentraram na excelência operacional — o que teria colaborado para superar essas expectativas.

“Os investimentos em TI devem apoiar as três prioridades da indústria: resposta às pressões econômicas, o dilema da retenção e atração de talentos e os desafios da cadeia de suprimentos. As condições do setor estão levando os líderes de Ti do setor de seguros a mudarem seus investimentos para atender a essas necessidades comerciais”, destaca Harris-Ferrante.