Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foxconn cortou 50 mil contratos de trabalho desde outubro, segundo relatório

Por| 18 de Janeiro de 2019 às 15h05

Link copiado!

Foxconn cortou 50 mil contratos de trabalho desde outubro, segundo relatório
Foxconn cortou 50 mil contratos de trabalho desde outubro, segundo relatório
Tudo sobre Foxconn

Um relatório divulgado pela Nikkei Asian Review aponta que a Foxconn, principal “chão de fábrica” e linha de montagem do iPhone, cortou cerca de 50 mil contratos temporários de trabalho desde o mês de outubro de 2018. A medida não é exatamente um choque, haja vista que, devido à demanda do smartphone da Apple ser bastante sazonal, a fábrica sustenta muito de sua força de trabalho em funcionários temporários. É um modelo similar, guardadas as devidas escalas, do praticado por lojas de departamento em feriados de alto volume de consumo, como o Natal, por exemplo.

O que é novo, porém, é o timing das demissões: a Nikkei diz que estes cortes estão similares a anteriores em números, porém estão ocorrendo meses antes: “Cerca de 50 mil [funcionários] temporários foram demitidos desde outubro na fábrica da Foxconn em Zhengzhou, na província chinesa de Henan, segundo uma fonte familiar à situação. Normalmente, estes contratos seriam renovados mensalmente de agosto até a segunda quinzena de janeiro, quando a força de trabalho é normalmente reduzida pela desaceleração da produção do iPhone”.

O site ainda revela que outros membros do setor fabril chinês estão seguindo a mesma medida: a Pegatron, outra empresa com linha de montagem dedicada ao iPhone, começou os seus cortes em novembro de 2018.

Continua após a publicidade

A justificativa para isso, aponta a Nikkei por meio de sua fonte, é a demanda abaixo do esperado para o icônico flagship da Apple: apenas no território chinês, houve queda de 20% do volume de vendas do smartphone no último ano, ao ponto de a Apple anunciar drásticas reduções de preço em alguns modelos comercializados no país a fim de tentar reverter o quadro negativo. Isso e, claro, uma certa situação judicial envolvendo e favorecendo a Qualcomm também não deve estar facilitando as coisas…

Voltando à Foxconn, a empresa ainda promete cortes de funcionários em áreas administrativas, como back office e cargos de gestão. Tudo isso a fim de economizar custos e manter-se factualmente rentável ao menos neste início de 2019. E a Apple em si anunciou ter planos de “redução de contratações”, o que não é o mesmo que “demissão”, mas ainda assim, há que se atentar.

Nenhuma das empresas teceu qualquer comentário.

Fonte: 9to5Mac, via Nikkei Asian Review