Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ética digital: 6 medidas para se beneficiar da inteligência artificial

Por| 12 de Maio de 2017 às 19h20

Link copiado!

Ética digital: 6 medidas para se beneficiar da inteligência artificial
Ética digital: 6 medidas para se beneficiar da inteligência artificial

*Por Marcelo Serigo

Depois das revoluções geradas pela introdução dos PCs, da internet e da mobilidade, estamos agora em uma nova era onde a inteligência artificial e a automação irão fundamentalmente mudar a forma como vivemos, trabalhamos e percebemos o mundo. Os dispositivos movidos por IA levarão a interações profundas e significativas entre o homem e as máquinas inteligentes. Em um futuro não muito distante, a força de trabalho passará por transformações ainda mais profundas com tecnologias como redes neurais, processamento de linguagem e aprendizado cognitivo das máquinas. Tudo isso impacta positivamente na redução dos erros nas empresas e na diminuição dos prazos de entrega de projetos.

Em contrapartida, os benefícios trazidos pela IA vêm com responsabilidades que corporações e governos devem considerar. Com as máquinas aptas a aprender, as decisões relacionadas aos negócios digitais podem trazer consequências significativas e é preciso questionar todos os aspectos que envolvem a ética ao adotar novas tecnologias.

As transformações trazidas pela IA são profundas e as decisões tomadas hoje gerarão tamanho impacto em cadeia, com efeitos secundários ainda mais transformadores, que infelizmente, não podemos dizer exatamente o que acontecerá a seguir, mas podemos dizer que precisamos nos planejar para isso agora. Da mesma forma que ocorre com desastres naturais, onde não sabemos exatamente como e quando irão ocorrer, mas precisamos nos preparar para eles, as empresas devem se preparar para esta transformação.

Continua após a publicidade

Com esse cenário de evolução em inteligência artificial, há uma série de questionamentos éticos que surgem e têm que ser considerados pelas companhias na tomada de decisões. As empresas devem desenvolver uma estrutura que questione aspectos como a segurança, confiança e privacidade de dados.

Uma pesquisa recente da Avanade identificou seis medidas que as empresas devem adotar para estarem alinhadas à transformação do mercado e se beneficiarem com IA:

1-O uso de novas tecnologias traz responsabilidades para as empresas. É preciso discutir quais são os limites éticos de uma organização, quais são os padrões a serem seguidos e os dilemas a serem enfrentados. Para isso, ter um comitê de ética permanente, como extensão do departamento de governança ou conselho corporativo, é o primeiro passo para as corporações se protegerem de possíveis dilemas no uso de novas tecnologias.

2- Quais são os valores e princípios de uma empresa, e como eles são medidos? Segundo a consultoria Gartner, a ética digital é um sistema de valores e princípios morais para a condução de interações digitais entre pessoas, empresas e coisas. Portanto é válido que as empresas se questionem sobre quais são suas crenças, quais interações são representativas do seu perfil e quais são as condutas que se aplicam a esses valores e princípios.

Continua após a publicidade

3- Para os funcionários de uma empresa, a digitalização reflete em impactos que vão além dos ambientes de trabalho. São novas interações e processos que devem ser aprendidos por todos, muitas vezes, em pouco tempo. Mas qual é o limite do uso? Quantas horas por dia o trabalhador deve interagir com as máquinas? Essas são questões que devem ser discutidas e combinadas nas empresas para que não sofram com o impacto futuro da tecnologia.

4- Analisar os benefícios e os riscos de cada nova tecnologia é aumentar a segurança da corporação. Só porque algo pode ser feito, não significa que deve ser feito. Muitas tecnologias vão contra o perfil das corporações. Entender qual é o propósito ao se adotar novas ferramentas é analisar se a recompensa é maior do que as ameaças e perigos.

5- Nova tecnologia é sinônimo de flexibilidade. Com o passar dos tempos, a ética, os dilemas e a aceitabilidade das novidades irão se desenvolver e mudar. Por isso, as estruturas da ética digital precisam ser dinâmicas para que as companhias tenham respostas às questões controversas.

6- A segurança continuará a ser de extrema importância, especialmente no que diz respeito ao acesso ao grande volume de dados compartilhados por organizações públicas e privadas, por meio de parcerias entre as empresas e a crescente capacidade de tomada de decisões das máquinas.

Continua após a publicidade

A inteligência artificial está disponível para melhorar o mundo corporativo, trazendo inovação, otimizando processos, possibilitando vantagens e até melhorando a qualidade de vida. Contudo, seu uso não isenta as empresas das responsabilidades. Por meio de atitudes éticas, companhias e comunidades terão caminho livre a fim de melhorar a experiência digital e, quantos antes fizerem as escolhas certas, mais cedo terão sucesso.

*Por Marcelo Serigo, líder de Inovação da Avanade Brasil