Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esqueça o cartão: novos caixas utilizam celular e smartwatch para realizar saque

Por| 16 de Junho de 2015 às 19h26

Link copiado!

Rafael Romer/Canaltech
Rafael Romer/Canaltech

Cartões de débito e crédito de plástico já estão com os dias contados. Além do avanço no número de pessoas que utilizam ferramentas como Internet Banking e mobile banking para transações do dia-a-dia no Brasil, agora até sacar seu dinheiro em um caixa eletrônico vai dispensar o uso de cartões físicos.

E algumas soluções mostradas na feira de tecnologia do setor financeiro Ciab Febraban, que começou nesta terça-feira (16), em São Paulo, mostram que isso já não deve estar tão longe de se tornar realidade no país.

A desenvolvedora de tecnologia para o setor OKI mostrou seu novo terminal para saque Adattis MobiCash. O terminal é completamente operado através do smartphone ou smartwatch do usuário e não possui sequer uma tela de display própria. Para realizar o saque, basta o cliente do banco acessar o aplicativo do caixa eletrônico em seu gadget e preencher todas as informações básicas do saque, como conta, agência e valor escolhido. O saque então ficará programado no sistema e no acessório.

Quando quiser retirar o dinheiro, o usuário só precisa ir até o terminal e colocar o smartphone ou smartwatch próximo à máquina. Através da tecnologia NFC, o ATM é capaz de ler as informações do saque programado e autorizá-lo — sem a necessidade de nenhum cartão ou digitação de senha. Para validar a transação, basta então o usuário identificar-se através de um leitor de impressão digital e pronto: o dinheiro já será dispensado pelo caixa.

Continua após a publicidade

Todo o processo dura pouco mais de 15 segundos — cerca de um terço da operação em um caixa eletrônico normal.

Confirmação de saque agendado ficará armazenada no smartphone ou smartwatch do usuário (foto: Rafael Romer/Canaltech)

"É uma tendência e o que a gente está tentando mostrar é que o auto-atendimento pode estar integrado em um multiplicidade de canais — do smartphone ou smartwatch para o caixa", explicou Alexandre Barbosa, coordenador de comunicação da OKI Brasil.

Continua após a publicidade

Nenhuma parceria para o fornecimento do equipamento foi fechada, mas a empresa espera que nos próximos seis meses a um ano o MobiCash já esteja no mercado.

Para sacar o dinheiro, basta aproximar o dispositivo com NFC do caixa e retirar o valor programado (foto: Rafael Romer/ Canaltech)

Já o caixa eletrônico mostrado pela rede de multiserviços fianceiros Saque e Pague opta por manter a segurança da transação em uma aplicação que autentica o processo através do celular.

Continua após a publicidade

A solução é bem simples: também dispensando o uso de cartão, o usuário começa sua transação inserindo informações básicas no caixa como conta e agência no caixa eletrônico. Após escolher o valor que deseja sacar, a máquina gerará um CrontoSign único para autenticar aquela transação.

CrontoSigns são pitogramas semelhantes aos QR codes, utilizados para autenticar processos através da leitura da imagem. Mas diferente do QR code, no entanto, a tecnologia integra uma camada extra de proteção, através da coloração dos pontos que o formam (azul, verde e vermelho).

O usuário então precisa realizar a leitura do CrontoSign através do aplicativo da empresa, desenvolvido para Android ou iOS. A leitura gerará um PIN numérico único de seis dígitos, que deverá ser digitado na tela. Pronto! O processo termina aí e o dinheiro é liberado.

"Hoje todos os bancos estão começando a ver ou estão desenvolvendo alguma solução mobile, como um aplicativo para transacionar. Ou estão mirando para uma solução para usar só o celular, como ATM", explicou o analista de produtos da Saque e Pague, Paulo César Munitor. "É uma conveniência, muitas vezes você vai a algum evento grande e resolve não levar cartões ou documentos por medo de perder. Mas com o celular ninguém deixa de sair".

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o terminal está pronto para implementação no mercado, mas até agora nenhuma parceria com bancos foi fechada.

Após leitura do CrontoSign (ao fundo), solução cria um PIN único que autentica a transação de saque (foto: Rafael Romer/Canaltech)