Publicidade

Elon Musk é indicado para governo dos EUA e promete reduzir burocracia e gastos

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Duncan Hull/Wikimedia Commons
Duncan Hull/Wikimedia Commons
Elon Musk

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou na noite de terça-feira (12) que o bilionário Elon Musk vai fazer parte de sua equipe de governo a partir de 2025. Musk atuará ao lado do empresário Vivek Ramaswamy na liderança do Departamento de Eficiência Governamental, pasta criada por Trump com o objetivo de cortar gastos e burocracias federais

Durante a campanha presidencial, Trump prometeu dar um lugar no governo para o principal nome da Tesla e da SpaceX. Elon Musk, inclusive, foi um apoiador engajado do candidato do partido republicano e apareceu em um comício na Pensilvânia, EUA. 

Em nota, o presidente eleito afirma que os dois líderes do novo departamento vão “pavimentar o caminho para a minha administração desmantelar a burocracia governamental, reduzir o excesso de regulamentações, cortar despesas desnecessárias e reestruturar agências federais”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A pasta pretende concluir o trabalho até 4 de julho de 2026 e procurará formas de enxugar o orçamento anual de US$ 6,5 trilhões (cerca de R$ 37 trilhões em conversão direta) do governo dos EUA.

Em inglês, a divisão recebe o nome de Department Of Government Efficiency e forma a sigla “DOGE” — uma referência a um meme muito compartilhado por Musk e origem da criptomoeda chamada dogecoin, que até foi inserida no lugar do logo do X durante a administração do bilionário na rede.

Musk promete transparência

Em post no seu perfil pessoal do X, Elon Musk disse que todas as ações do departamento “serão postadas online para transparência máxima” e a população poderá se manifestar sobre cortes necessários ou desnecessários.

O bilionário ainda brincou dizendo que vai publicar uma tabela com “as maneiras mais estúpidas de gastar os dinheiros dos seus impostos”.

Vale destacar que a SpaceX, empresa do sul-africano, tem acordos com a NASA para o lançamento de foguetes. Porém, este é o primeiro registro da participação de Musk como indivíduo em alguma esfera do governo federal dos EUA.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Os motores de busca manipulam seus resultados? Testamos e comprovamos!

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*