Publicidade

Elon Musk diz que não respeita SEC, órgão que regula transações nos EUA

Por| 10 de Dezembro de 2018 às 21h31

Link copiado!

Elon Musk diz que não respeita SEC, órgão que regula transações nos EUA
Elon Musk diz que não respeita SEC, órgão que regula transações nos EUA
Tudo sobre Tesla

Neste ano, Elon Musk passou maus bocados com a Comissão de Títulos e Câmbio, chamada de SEC na sigla em inglês. Isso por conta da suspeita de que o CEO da Tesla teria tentado manipular as ações da companhia, ao informar pelo Twitter que fecharia o capital da montadora. O caso repercutiu de forma muito negativa e culminou em investigação pelo SEC. Contudo, isso não parece ter sido suficiente para amedrontar o excêntrico endinheirado.

Por conta do anúncio de que ele abriria o capital, a SEC passou a exigir que seus posts, incluindo os do Twitter, passassem a ser registrados. No programa dominical da CBS, chamado 60 Minutes, ele foi claro em menosprezar o órgão. Em um certo momento da entrevista, a apresentadora Lesley Stahl pergunta a Musk se seus tweets passaram a ser monitorados após o evento. Depois de claras negativas, ele fala de forma irônica que apenas os tweet sque podem influenciar em ações na bolsa relativas à Tesla.

Neste momento, então, a apresentadora questiona que, se ninguém está vendo os posts antes de serem publicados, como que podem prever que não podem influenciar as ações. Aí que Musk passa a ser mais incisivo: “Eu quero ser bem claro aqui, eu não respeito a SEC. Eu não os respeito”, frisou.

A Tesla contratou uma empresa de relações públicas para lidar com a crise, o que havia levantado a suspeita de que seus tweets não eram mais autênticos. Contudo, Musk nega. Em comunicado, a Tesla contrariou seu próprio CEO. "Podemos confirmar que o acordo está sendo cumprido. Isso inclui ter uma política [que tecnicamente precisa estar em vigor até 28 de dezembro] que requer a pré-aprovação de qualquer comunicação que possa conter informações relevantes", informou a companhia.

Continua após a publicidade

Como o acordo prevê que que tal prática comece somente em 28 de dezembro, Musk ainda tem a liberdade de caminhar com as próprias pernas em suas redes sociais.

Entenda o caso

Em agosto deste ano, Musk informou pelo Twitter que tinha intenção de fechar o capital da Tesla e que havia fundos garantidos para isso. Tal informação repercutiu no aumento das ações da Tesla na Bolsa de Valores. Nas semanas seguintes, contudo, houve a descoberta de que todo o arranjo não passou de uma afobação do CEO, que já contava com um fundo de investimentos saudita para bancar o processo.

Após negativa dos sauditas e pedido claro dos acionistas de que não fechasse o capital da empresa, Musk voltou atrás na decisão. Todo o processo, contudo, rendeu a investigação e imposição da SEC para que as comunicações da Tesla não fossem mais feitas pelo Twitter de seu CEO, mas sim apenas pelos canais oficiais.

Continua após a publicidade

Tal episódio também rendeu a Musk a perda da cadeira no conselho administrativo da empresa, embora ele ainda se mantenha CEO da companhia e sócio majoritário. Musk se defende sob o pretexto de que a supervisão de sua conta na rede social fere a liberdade individual. A questão deve se agravar no dia 28, quando a política passar efetivamente a valer para o CEO.

Fonte: Ars Technica