Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Parceiro Magalu!

Elon Musk diz que foi enganado e processa novamente a OpenAI

Por  | 

Compartilhe:
U.S. Air Force/Trevor Cokley
U.S. Air Force/Trevor Cokley
Elon Musk

Elon Musk entrou com um novo processo contra a OpenAI e seus cofundadores, Sam Altman e Greg Brockman, alegando que a empresa se desviou de sua missão original de desenvolver inteligência artificial para beneficiar a humanidade. A ação foi registrada nesta segunda-feira (5) em tribunal federal da Califórnia, nos Estados Unidos.

A nova ação judicial acusa Altman e Brockman de manipular Musk para cofundar a OpenAI sob a promessa de que a empresa seria mais segura e transparente do que alternativas com fins lucrativos. Segundo o processo, essas garantias sobre a estrutura sem fins lucrativos da OpenAI foram fundamentais para convencer Musk a investir no projeto.

Novo processo de Musk contra OpenAI

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O advogado de Musk, Marc Toberoff, afirmou ao The New York Times que esta nova ação é mais contundente do que a anterior, retirada sem explicação em junho, e que a OpenAI “violou as leis federais de extorsão em uma conspiração para enganar o bilionário”.

Outra alegação do novo processo é que o contrato da empresa com a Microsoft deveria ser revogado. Segundo o acordo, a Microsoft não teria mais os direitos de licenciar os modelos da OpenAI uma vez que a inteligência artificial geral fosse alcançada.

A inteligência artificial geral, vale lembrar, é um conceito de tecnologia no qual a IA adquire uma capacidade cognitiva similar ou ligeiramente superior à dos humanos.

O novo processo de Musk pede ao tribunal para determinar se a OpenAI já atingiu o nível de inteligência artificial geral com seus modelos e, se atingiu, se o acordo atual com a Microsoft pode ser anulado.

Processo anterior

A primeira ação de Musk, apresentada em março, foi baseada em alegações semelhantes de que a OpenAI havia violado seu contrato ao tentar transformar a organização em uma empresa lucrativa.

Na época, a OpenAI respondeu que Musk queria sim que a empresa fosse voltada para o lucro e ainda acusou o bilionário de querer o controle total do projeto e até sugerir fusão com a Tesla.

Continua após a publicidade

Musk retirou essa primeira ação em junho, mas agora decidiu prosseguir com um novo processo, reforçando as acusações de que Altman e Brockman o enganaram e desviaram a OpenAI de sua missão original.

Fonte: The New York Times