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E-commerce fatura R$ 38,4 bilhões com 90 milhões de compras no 2º trimestre

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Julho de 2022 às 18h20

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Segundo a Neotrust, uma empresa que monitora o e-commerce brasileiro, o segmento de comércio online registrou um aumento de 4,3% no número de pedidos quando comparado ao segundo trimestre de 2021. Isso representa mais de 89 milhões de vendas. Nos meses de abril a junho o setor faturou mais de R$ 38 bilhões, uma queda de 3,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os dados obtidos pela Neotrust mostra que neste segundo trimestre do ano houve uma queda no número de cliente únicos. Essa é a primeira vez que esse dado apresenta queda desde o início da pandemia.

O levantamento da empresa aponta que entre abril e junho o setor de varejo online contou com 37 milhões de clientes únicos, cerca de 1,4 milhão a menos comparado a 2021 que contou com cerca de 38,4 milhões de consumidores que compraram algum produto online.

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Paulina Dias, Head de Inteligencia da Neotrust, destacou que apesar do aumento no número de compras online, a pesquisa mostra uma redução no faturamento e no valor médio das vendas no setor. A explicação para isso é a diminuição do poder de compra dos clientes devido ao cenário econômico desfavorável.

“O ticket médio das compras realizadas entre abril e junho de 2022 foi menor que o do mesmo período em 2021."

Em relação às regiões do país com maior representação no e-commerce, o destaque vai para a região Norte. O número de pedidos por lá teve um crescimento de 14,7%, com mais de 2 milhões pedidos online. O faturamento subiu 7,4% e arrecadou R$ 1,16 bilhão em vendas.

O Sudeste, região com o maior faturamento e vendas online do país, apresentou queda de 5,1% em receita e uma leve alta de 1,7% no número de pedidos.

Os produtos mais vendidos e as formas de pagamento preferidas do comércio eletrônico

A pesquisa revelou que no segundo trimestre de 2022, as categorias telefonia, eletrodomésticos e eletrônicos foram os três segmentos que representaram o maior faturamento para o setor de vendas online. No entanto as categorias com o maior número de pedidos foram o de moda e acessórios, beleza e perfumaria, e saúde, respectivamente.

Em relação às formas de pagamento preferidas pelos consumidores, o cartão de crédito foi o mais escolhido na hora de pagar as compras online. Cerca de 70% dos pedidos foram pagos com cartão de crédito no segundo trimestre do ano, representando uma participação de 72,6% no faturamento.

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O PIX segue como destaque no varejo digital, a forma de pagamento avista representou mais de 11% dos pedidos realizados de abril a junho, com um total de 4% no faturamento. Ano passado, no mesmo período, as compras online com PIX representaram apenas 3% dos pedidos feitos e 1,6% de faturamento, o que mostra o crescimento dessa forma de pagamento.

Paulinia Dias destaca que o PIX e outras formas de pagamento, como as carteiras digitais, seguem crescendo no setor de vendas online, graças a rápida aderência e aceitação do consumidor com esse método que se mostra melhor que o boleto bancário, por exemplo.

No segundo trimestre, 9,6% dos consumidores deixaram de lado o boleto na hora de pagar, representando uma queda de 10% em participação do faturamento das empresas.

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Fonte: Neotrust