Publicidade

DuckDuckGo cresce 47% em 2021, mas segue longe de ameaçar o Google

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Dezembro de 2021 às 15h14

Link copiado!

VisualHunt/ijclark
VisualHunt/ijclark

O site de buscas DuckDuckGo, vendido como uma alternativa com maior privacidade de dados do que o Google, experimentou um grande crescimento em 2021. O buscador acumulou uma média de pesquisas diárias de 100 milhões, crescimento de 47% em relação ao ano passado.

Em 2020, a média de pesquisas diárias na plataforma era de 79 milhões, ou um total de 23,6 bilhões ao fim do ano. Já neste ano, o site contabiliza 34,6 bilhões buscas, e o valor pode aumentar nos cinco dias restantes.

É importante frisar que mesmo que o crescimento do DuckDuckGo neste ano seja considerável, a plataforma é responsável por somente 2,5% do total do mercado de buscas na internet. O Yahoo tem 3,3%, o Bing 6,43% e, como esperado, o Google domina o mercado com folga, com 87,3% das buscas.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, o crescimento do DuckDuckGo mostra que usuários começaram a optar por soluções que usem de forma mais clara (ou não usem) seus dados pessoais, principalmente após tantas polêmicas em 2021 sobre como o Google e outras gigantes da tecnologia, como Apple e Facebook, usam informações privadas.

Como o DuckDuckGo funciona

A principal diferença do DuckDuckGo em relação ao Google é que a plataforma alternativa não monitora seu comportamento em outros sites para modificar os resultados de sua pesquisa ou mesmo mostrar anúncios.

Continua após a publicidade

Todas as propagandas mostradas na página são derivadas das palavras pesquisadas pelo usuário naquele momento, e não afetam outros sites que sejam acessados durante a atividade.

Além disso, todos os resultados da pesquisa são retirados de dados de parceiros do serviço, como o Bing ou a Wikipedia, e o usuário não precisa se registrar para construir um ambiente próprio, já que cada pesquisa é única e independente da anterior.

Fonte: BleepingComputer