Dubai aposta em IA para garantir eficiência e lidar com desafios do dia a dia
Por Bruno De Blasi |

Ferramentas de inteligência artificial estão por toda parte, incluindo o planejamento de cidades globais. É o caso de Dubai, que aposta no desenvolvimento de soluções com IA para garantir eficiência e produtividade, além de lidar com desafios do dia a dia.
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O investimento vem de iniciativas como o Dubai Future Labs, mantido pela Dubai Future Foundation para alavancar projetos de pesquisa e desenvolvimento (R&D, em inglês) na região.
Em uma coletiva neste domingo (12), o diretor-executivo Saeed Al Falasi explicou que a fundação foca em três frentes, a começar pelo setor privado ao mapear as empresas de IA da região a fim de fortalecer o ecossistema. Neste sentido, foi criado um selo que atesta a qualidade das companhias.
Com as ações, a organização busca combater o chamado “AI washing”, prática na qual empresas dizem “ser de IA” sem realmente operar nesse campo.
“Alfabetização em IA”
O grupo também foca na população, ao oferecer meios para educá-la. Entre as iniciativas dentro deste universo está um programa de alfabetização em IA a um milhão de pessoas, que já conta com cerca de 190 mil usuários em mais de 180 países.
Por último, Al Falasi citou o uso governamental dessas aplicações, a fim de garantir mais eficiência. O diretor-executivo destacou papel da IA na redução de custos, e utilizou a personalização de campanhas de marketing como exemplo.
É o caso do Diwali. Neste período, a população indiana acende velas em celebração, o que aumenta o risco de incêndio em Dubai. Por isso, as autoridades preparam campanhas de marketing para o período.
Por outro lado, trata-se de uma comunidade que fala dezenas de línguas diferentes, com a necessidade de criar um material para cada idioma ao montar as comunicações da campanha.
Neste sentido, o diretor-executivo da fundação destacou que os custos são reduzidos ao adotar tecnologias como avatares virtuais com IA, que utilizam o mesmo vídeo em diferentes línguas.
“Em menos de 48 horas, tínhamos a mesma campanha em mais de 23 idiomas, e isso aconteceu da noite para o dia”, afirmou.
Brasil
Durante a entrevista, Al Falasi detalhou a relação com câmaras de negócios do Brasil, destacando a importância do país.
“Uma das coisas com as quais sempre tentamos contar são as câmaras do outro lado. São elas que nos apoiam para encontrar talentos e empresas”, explicou após indicar um dos principais obstáculos da atualidade: atrair talentos globais.
Ele também citou a competição global de engenharia, com diversas categorias. “Um dos finalistas veio do Brasil até aqui”, contou ao Canaltech.
O jornalista viajou para os Emirados Árabes Unidos a convite da Câmara de Economia Digital de Dubai.
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