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Dubai abre competição de apps com prêmio de US$ 150 mil e vagas para brasileiros

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Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

A Câmara de Economia Digital de Dubai (DCDE, em inglês) inaugurou a competição de apps com vagas para o Brasil e demais países. A corrida oferece aos desenvolvedores a oportunidade de concorrer a prêmios de US$ 150 mil para fortalecer o desenvolvimento dos apps e alavancar negócios.

A nova edição da iniciativa foi lançada pelo vice-presidente da DCDE, Saeed AlGergawi, durante a Expand North Star.

Durante o campeonato, os desenvolvedores poderão apresentar suas soluções digitais, ainda que seja estudante ou até mesmo um “curioso”, segundo os organizadores.

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Ao todo, a competição possui quatro categorias. Confira:

  • Best Youth App: voltada para desenvolvedores menores de 21 anos;
  • Most Impactful App: foco em soluções de maior impacto;
  • Most Innovative App: foco em soluções inovadoras;
  • Longevity App of the Year: foco em soluções de saúde que garante a longevidade.

Os interessados poderão se inscrever até 10 de dezembro de 2025 de qualquer país, incluindo o Brasil, pelo site da competição (createapps.ae).

Brasil é destaque em Dubai

Além da participação em peso na ENS, as empresas brasileiras também têm forte atuação nos Emirados Árabes Unidos: 403 companhias marcaram presença como membros ativos na Câmara de Comércio de Dubai até o fim de junho.

Os dados foram revelados pela entidade ao Canaltech nesta terça-feira (14), em meio à Expand North Star (ENS).

O primeiro semestre de 2025 também trouxe uma expansão na base de parceiros, com a entrada de 69 companhias na câmara.

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“O Brasil ocupa o primeiro lugar entre os parceiros comerciais de Dubai na região da América Latina em valor acumulado de comércio na última década”, diz a entidade em nota. “Em 2024, o comércio bilateral não petrolífero entre Dubai e o Brasil atingiu um crescimento anual de 35%, atingindo um valor de US$ 3,8 bilhões.”

A cifra equivale a aproximadamente R$ 20,9 bilhões em conversão direta.

“O crescimento do número de empresas brasileiras operando em Dubai reflete a relevância do mercado na perspectiva do empresariado brasileiro”, disse a gerente do escritório da ApexBrasil em Dubai para Oriente Médio, Norte da África e Índia, Tatiana Riera.

Ela também destaca que o empresariado, que normalmente olhava para outros mercados antes de olhar para o Oriente Médio, tem percebido que Dubai, como um hub inovação, faz com que as empresas brasileiras comecem a prestar a atenção nesse mercado com mais intensidade.

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“Isso é um reflexo do trabalho da ApexBrasil e de outros parceiros do governo e dos estados em levar essa região e as oportunidades dessa região como uma opção para as empresas”, conclui.

Os dados vêm de uma das Câmaras de Dubai. Além da unidade com foco em comércio como um todo, o guarda-chuva também abriga a Câmara de Economia Digital, que foca em alavancar o ecossistema de startups e negócios inovadores na região.

O DCDE possui ainda mais de 50 escritórios pelo mundo, incluindo um em São Paulo. O gerente sênior Maurice Tanas destaca que os demais “braços” da câmara auxiliam empresas que desejam expandir seus negócios para o exterior.

O jornalista viajou para os Emirados Árabes Unidos a convite da Câmara de Economia Digital de Dubai.

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