Publicidade

Dor na coluna? Startup aposta em aparelho com IA para ajustar postura na cadeira

Por  | 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

A startup sul-coreana Neurabody quer usar IA para combater um problema comum entre quem passa o dia no computador: a dor nas costas. A empresa desenvolveu um assento inteligente que ajusta automaticamente a postura de quem passa longas horas sentado.

Ao Canaltech durante a Expand North Star, o CEO e cofundador William Choi explicou que o produto conhecido como NeuraSit combina design ergonômico, sensores e software com IA para personalizar o ajuste de cada usuário.

“Há muita gente sofrendo com dores nas costas, mas a tecnologia ainda não acompanhou essa demanda”, afirmou nesta segunda-feira (13). “Nosso objetivo é oferecer uma solução realmente eficaz.”

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O dispositivo é um assento portátil que eleva a pelve à posição natural da coluna, permitindo que a espinha “flutue” sobre o encosto. “Parece um banco comum, mas o formato tipo ‘balde’ faz o usuário se sentar de forma que a coluna se alinhe naturalmente”, explicou Choi.

Além das cadeiras de escritório, o dispositivo também pode ser usado em outros locais, como bancos de carro, durante a leitura em uma poltrona e afins.

Camisa com sensores

Além do assento, a Neurabody planeja lançar camisas com sensores integrados e utilizar dados de demais wearables para monitorar a postura, criando um ecossistema voltado ao bem-estar e à prevenção de lesões musculares.

Segundo o executivo, a solução está disponível para venda na Coreia do Sul por quase US$ 400 (aproxidamente R$ 2.180 em conversão direta). A empresa pretende expandir para outros países e busca parceiros e distribuidores no Brasil.

A plataforma da Neurabody também coleta dados posturais na nuvem, permitindo que o usuário compartilhe informações com médicos, o que pode facilitar diagnósticos e tratamentos personalizados.

“Queremos conectar pessoas, profissionais e seguradoras em um único ecossistema de saúde inteligente”, concluiu Choi.

Continua após a publicidade

O jornalista viajou para os Emirados Árabes Unidos a convite da Câmara de Economia Digital de Dubai.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: QUERO usar um SMARTWATCH, mas não tenho APPLE e nem SAMSUNG: o que fazer?

Continua após a publicidade