30 dicas e truques para melhorar as suas buscas no Google

Por Douglas Ciriaco

O Google está repleto de opções e não nos referimos somente aos milhões de resultados retornados nas buscas realizadas pelos milhões de usuários ao redor do planeta que recorrem ao buscador.

As opções, neste caso, são recursos oferecidos pelo principal buscador da web a fim de tornar as suas buscas mais simples, refinadas e precisas. E tudo isso para garantir que você realmente encontre o que procura. Porém, apesar das funções quase automáticas da ferramenta, há uma série de dicas e truques que podem tornar sua vida ainda mais fácil.

O Google oferece conteúdo de forma organizada, permite filtrar resultados ou então fazer buscas avançadas. Ele pode ainda funcionar como calculadora, conversor de moedas ou medidas e também vasculhar um determinado site da web em busca de algo ainda mais específico para você.

Conheça alguns truques e dicas que vão fazer você dominar por completo a principal ferramenta do Google.

Dicas gerais

1. Navegue pelas abas

A primeira coisa a ser feita quando você procura algo no Google é pensar em que categoria aquilo se encaixa. O buscador pode fazer uma busca geral na web (a busca padrão), mas conta com uma série de abas por meio das quais você pode encontrar formatos específicos.

As opções incluem seções específicas para mapas, notícias, imagens, vídeos, livros, shopping e aplicativos. A ordem na qual elas são exibidas mudam de acordo com o item pesquisado — no exemplo abaixo, a pesquisa por Brasil permite fácil acesso à opção “Mapas”:

Dicas para usar o Google

Lembrar-se disso permite usar o Google com mais precisão e agilidade, tornando simples a busca por fotos, vídeos ou rotas para você se locomover dentro de uma cidade.

2. Use aspas para procurar termos e frases em específicos

Você quer encontrar algum texto com um termo ou frase em específico? Então use aspas. Quando você digita “não é a vida que se ganha”, por exemplo, o Google identifica que você está atrás exatamente desta frase, então vai exibir resultados em que ela aparece por completo, nesta exata sequência.

Dicas para usar o Google

Se você pesquisa apenas não é a vida que se ganha, sem aspas, os resultados podem ser semelhantes, mas páginas em que estas mesmas frases aparecem de próximas umas às outras — e não necessariamente nesta sequência — também podem aparecer. Assim, usar as aspas confere mais precisão a uma busca.

Dicas para usar o Google

3. Filtre os resultados

Ao pesquisar por qualquer coisa no Google, você pode acessar a opção “Ferramentas de pesquisa” para extrair o máximo do buscador. Ao clicar sobre este botão, você pode limitar os resultados a fim de torná-los mais precisos. É possível definir a nacionalidade dos sites que devem aparecer nas respostas, o idioma, a data da publicação ou a precisão em relação ao que foi buscado, como se você usasse as aspas.

Dicas para usar o Google

Além disso, o Google vai usar a sua localização para melhorar a precisão dos resultados. Assim, você pode encontrar resultados localizados na sua região — ideal para pesquisas relacionadas a buscas de serviços.

4. Pesquise em um site específico

Vamos supor que você está atrás de informações sobre o Google, então usar o buscador pode ser uma ótima opção para isso. Mas se você quiser ver o que o Canaltech já publicou sobre o Google, por exemplo, pode fazer isso de um jeito bem simples.

Abra o buscador e digite: google site:canaltech.com.br. Assim, você conta à página que quer pesquisar sobre o termo google apenas no site canaltech.com.br. Usando esta mesma estrutura, você pode vasculhar qualquer página da web em busca de qualquer coisa (termo ou frase), podendo ainda usar as aspas da dica número 2 para refinar os resultados.

Dicas para buscar no Google

5. Use palavras-chaves

O Google é muito amigável ao uso de palavras-chaves, pois elas permitem a você encontrar mais resultados dentro daquilo que você busca. Usar construções específicas tais quais pizzarias que fazem entrega depois da meia noite pode não ser o ideal, então opte por estruturas mais genéricas, como pizzarias entrega madrugada.

6. Encontre sites similares

Você encontrou um site que vende livros usados e quer encontrar outros que façam a mesma coisa? Então o Google pode ajudar. Vamos tomar como exemplo o site Estante Virtual. Para encontrar páginas semelhantes a ele, pesquise por related:estantevirtual.com.

Dicas para usar o Google

Repare que os resultados são, de modo geral, de lojas semelhantes à Estante Virtual, como sebos e outras livrarias. Este recurso é muito interessante para dar menos trabalho na hora de vasculhar um nicho específico de sites na web, sejam de lojas, de notícias específicas sobre tecnologia, esportes e muito mais.

7. Use hifens para excluir palavras

Outro recurso para aprimorar os resultados de uma busca é a utilização de hifens para eliminar de suas pesquisas termos indesejados. Por exemplo, se você quer buscar sobre Cavalo de Troia, é bem provável que encontre respostas tanto sobre o histórico presente de madeira dado pelos gregos aos seus rivais troianos quanto sobre o vírus de computador.

Se você digitar cavalo de troia -grécia, os resultados vão automaticamente excluir os resultados que envolvam a figura histórica e focar apenas na sua versão digital. O exemplo pode ser aplicado a diversas outras funções, auxiliando você a eliminar resultados desnecessários antes mesmo que eles sejam encontrados.

Dicas para usar o Google

8. Procure por variações da mesma frase

O Google é um serviço inteligente e tenta prever aquilo que você quer quando digita algo no buscador. Porém, nem sempre isso é possível, então para aumentar as chances de encontrar o que você procura, usar mais termos de pesquisa pode ser a melhor opção.

Uma boa dica nesse sentido é duas ou mais variações da mesma frase da seguinte forma: “como fazer pesquisas no Google” OR “como pesquisar no Google”. Se desejar, você pode usar a mesma estrutura para procurar por termos individuais.

9. Pesquise com asterisco

O asterisco funciona como um recurso coringa nas buscas, ou seja, ao incluí-lo em uma pesquisa, o Google o substitui por qualquer palavra. Se você busca por “cachorro quente com *”, os resultados trarão a frase acompanhada de diversos outros termos.

10. Informações no título, na URL ou no texto

Dois recursos interessantes do Google permitem que você busque por informações que estão exclusivamente no título de uma página ou então em sua URL. Se você pesquisa intitle:campeonato brasileiro, os resultados estarão cheios de opções com os termos “campeonato brasileiro” no título das páginas.

Já a opção inurl:surf vai trazer apenas páginas com o termo “surf” na URL. Se você quer que os resultados venham apenas do conteúdo textual de uma página, então utilize ao prefixo intext:.

11. Obtenha informações sobre um torneio de futebol

Quando está rolando algum evento esportivo de grande porte, o Google trabalha para trazer as informações para você diretamente na tela de buscas. Assim, quando você pesquisa por campeonato brasileiro, por exemplo, vê uma tabela com os últimos resultados, além da programação completa e da classificação.

Dicas para usar o Google

Isso funciona de forma semelhante para outros eventos, como a Copa América, a Eurocopa, a UEFA Champions League, a Copa do Mundo e outros campeonatos nacionais de futebol espalhados pelo mundo.

12. Use o Google como calculadora

Além de tudo o que o Google faz, ele também é capaz de funcionar como calculadora. Se você digitar qualquer operação matemática no campo de busca, ao dar um Enter obtém o resultado quase de que forma instantânea. Por exemplo:

Dicas para usar o Google

13. Use o Google como dicionário

Pesquisar a definição de palavras diretamente no Google também pode ser uma ótima opção. Para isso, basta usar o prefixo define: antes de um termo e então você vê a definição dele em um box em destaque na tela de resultados. Por exemplo, define:palíndromo.

Dicas para usar o Google

14. Use o Google como conversor de medidas

Quer saber quantos metros significam 30 mil pés? Sem problemas, o Google responde isso para você. E outros tipos de conversão também são possíveis, como milhas para jardas, metros por segundo em quilômetros por hora, litros para decalitros, toneladas para miligramas entre outros. Para isso, basta pesquisar com termos como 30 mil pés em metros, 20 km/h em m/s, 1 tonelada em miligramas e por aí vai.

Dicas para usar o Google

15. Use o Google como conversor de moedas

Se o que você procura é ter uma ideia de quanto vale em reais 100 dólares ou 100 euros, o Google também pode ajudar. Apesar das ressalvas quanto à oficialidade da cotação usada pelo serviço — ele traz um aviso claro sobre isso, informando a você que é melhor confirmar a cotação em uma casa de câmbio antes de realizar uma transação —, a ferramenta serve para dar uma base.

Então, digite 100 dólares, 100 euros ou 100 libras esterlinas no Google para obter a informação. O caminho inverso também é possível, então pesquise por 100 reais em dólar (ou em qualquer outra moeda) para obter tal informação.

Dicas para usar o Google

16. Use o Google para ter informações sobre o clima

Para saber se você deve ou não levar o guarda-chuva ou mais um casaco ao sair de casa, use o Google. Para saber como está o tempo em Curitiba, basta digitar clima Curitiba — e, obviamente, basta trocar o nome da cidade para obter informações climáticas a respeito de outras localidades.

Dicas para usar o Google

17. Compare preços de produtos

O Google possui uma seção exclusiva para comparação de preços, então basta procurar por algum produto na busca tradicional do site para ver um box do Google Shopping no lado direito da tela.

Dicas para usar o Google

Ao acessá-lo — ou então ao clicar sobre a aba “Shopping” presente no topo da tela —, você vê informações mais detalhadas. Usando o menu à esquerda, é possível filtrar melhor os resultados, selecionando lojas e faixa de preço.

Dicas para usar o Google

Na parte de cima, você pode alterar o modo de visualização da tela (em lista ou em grade), bem como alterar a classificação (por preço ou relevância, por exemplo).

18. Encontre fontes gratuitas

Se você trabalha com design gráfico de forma amadora ou profissional, o Google pode ajudar na hora de encontrar fontes gratuitas. O espaço google.com/fonts existe exatamente para isso, permitindo que você pesquise entre mais de 700 famílias de fontes divididas em diversas categorias.

Dicas para usar o Google

Ainda é possível utilizar alguns recursos extras como filtros, como detalhes das fontes ou o tipo de script. Fazendo login em sua conta do Google, você pode criar a sua própria coleção tipográfica, acessível de qualquer lugar via internet.

19. Consulte o horário em outras cidades

Se por alguma razão você quiser descobrir que horas são exatamente agora em outra cidade, basta perguntar ao Google. Digite horário Buenos Aires, por exemplo, para saber que horas são na capital mexicana. Isso funciona para qualquer cidade do mundo.

20. Consulte o horário de voos

O Google é uma ferramenta versátil e oferece inúmeras informações para você. Entre elas, estão os horários de voos que partem da sua cidade. Assim, basta digitar voos para Recife, por exemplo, para pesquisar voos de onde você está agora para a capital pernambucana.

21. Consulte horários do cinema

Você quer planejar um cinema, mas não quer ter que entrar no site de todas as empresas que oferecem este serviço na sua cidade. O que fazer? Vá ao Google. Pesquisar o nome de um filme que ainda está em cartaz pode ser o suficiente, mas, se adicionar o termo horário em sua busca, você pode ter resultados mais precisos.

22. Acompanhe cotações na bolsa de valores

Entre as informações que o Google pode oferecer para você estão também dados relacionados a ações na bolsa de valores. Digite “ações Google” ou “GOOG” (o código da companhia na bolsa de valores) para obter tais dados de maneira prática e instantânea.

23. Faça perguntas específicas

Quer saber a distância entre duas cidades? Quer saber quantos quilômetros separam a Terra da Lua? Quer saber quando será o Carnaval e a Páscoa no ano que vem? É só perguntar para o Google.

Pesquisa de imagens

24. Filtre os resultados

Na pesquisa por imagens, você também conta com recursos avançados para facilitar a sua busca. Acesse a opção “Ferramentas de pesquisas” para filtrar os resultados a fim de torná-los mais específicos. Defina um limite de tamanho, um tom de cor, um tipo de imagem, qual o intervalo de criação dos arquivos ou então por direitos de uso.

Dicas para buscar no Google

25. Pesquise por imagem

Há algumas maneiras de pesquisar por imagem. Acesse image.google.com e, em vez de digitar alguma coisa, clique sobre o botão em forma de máquina fotográfica.

Dicas para usar o Google

Ali, é possível colar a URL de uma imagem que você encontrou na web ou então enviar um arquivo do seu computador para que o Google encontre fotos semelhantes.

Dicas para usar o Google

A outra opção é, ao encontrar uma imagem pelo próprio Google, clicar sobre a opção “Pesquisa por imagem”.

Dicas para usar o Google

26. Abra a página ou o arquivo da imagem

Ao encontrar uma imagem, clique sobre ela para pré-visualizar não somente a foto, mas também algumas de suas informações. Aqui, você tem duas opções: clicar em “Visitar página”, para abrir a página em que a imagem foi utilizada, e “Visualizar imagem” para abrir apenas o arquivo em seu navegador.

Dicas para usar o Google

27. Busque por imagens semelhantes

Quando você clica sobre uma imagem presente nos resultados do Google Imagens, vê informações detalhadas sobre o arquivo e pode abrir a página na qual ele está sendo utilizado ou então o seu link direto. Há ainda a opção “Imagens relacionadas”, que vai reunir imagens parecidas com aquela.

Clique em “Visualizar mais” para obter mais resultados.

Dicas para usar o Google

28. Escolha o tamanho da imagem

Ao pesquisar por imagem, é possível filtrar os resultados para ver apenas imagens pequenas, médias ou grandes. Além disso, a opção “Todos os tamanhos” vai exibir todas as cópias de uma imagem encontradas pela web, independentemente do tamanho.

Dicas para buscar no Google

Pesquisa por vídeos

29. Filtre os resultados

Ao acessar a busca por vídeos do Google — via aba “Vídeos” ou então video.google.com —, você conta também com a opção de filtrar melhor os resultados. Neste espaço, é possível determinar se você quer resultados de páginas brasileiras ou de toda a web, qual a duração dos vídeos, sua data de postagem, a qualidade das transmissões, se tem ou não legendas e, é claro, a fonte das imagens.

A última opção é uma das mais interessantes, pois permite a você selecionar conteúdo de maneira específica dos principais serviços de vídeos da web na atualidade, inclusive de canais de televisão e portais que não o YouTube — mas é claro que você pode pesquisar no serviço de vídeo do Google por aqui.

Pesquisa por notícias

30. Filtre os resultados

Da mesma forma que em todas as seções de buscas específicas do Google, a pesquisa por notícias também conta com a opção “Ferramentas de pesquisa”. Ali, você pode filtrar melhor os resultados, escolhendo a origem (nacionalidade) das notícias que deseja verificar, bem como o tipo de conteúdo (qualquer tipo de site ou apenas blogs) e ainda o tempo de publicação.

Dicas para buscar no Google

Ao pesquisar notícias, é bem provável que a ordem de classificação tenha um peso crucial, então, defina se você deseja ver primeiro os resultados mais relevantes ou os que foram publicados a menos tempo.

Logicamente que o Google guarda uma porção de outros segredos, mas nós selecionamos apenas alguns deles. Você tem alguma dica para usar o principal buscador do mundo que não entrou nesta lista? Então compartilhe com todo mundo aqui embaixo, na caixa dos comentários.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.