Publicidade

Criança pode ter conta bancária? Veja como abrir e como ela funciona

Por| Editado por Claudio Yuge | 10 de Janeiro de 2023 às 10h00

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

PIX, cartão por aproximação, QR Code... Com a popularização dos métodos de pagamentos digitais, se torna cada vez mais interessante a ideia de abrir uma conta-corrente para crianças. Segundo o Banco Central, menores de 16 anos podem ser titulares de uma conta em uma instituição financeira, desde que tenham o consentimento dos pais ou um responsável legal.

Além de facilitar os pagamentos do dia-a-dia, a medida oferece mais segurança e ainda pode ser importante para um bom planejamento financeiro — além de ensinar aos filhos como cuidar do próprio dinheiro desde cedo. Confira três possíveis usos para a conta bancária para crianças, a seguir;

Possíveis usos de uma conta bancária para crianças

Continua após a publicidade

Mesada digital

Os pais podem realizar o pagamento da mesada diretamente pela conta bancária, de maneira que o menor de idade poderá acessar o dinheiro por um cartão de débito ou realizar pagamentos digitais.

Não realizar o pagamento em espécie é uma boa prática de segurança, pois evita que a criança seja furtada, perca o dinheiro por engano ou tenha problemas com pessoas de má-fé. Tendo acesso ao aplicativo, os pais podem identificar compras irregulares e denunciá-las, além de fazer o bloqueio do cartão.

Por fim, esta é uma ótima oportunidade para os responsáveis ensinarem na prática sobre educação financeira, incentivando a criança a gerenciar o próprio dinheiro e conseguir o que deseja — como comprar um jogo, por exemplo.

Continua após a publicidade

Pensão alimentícia

O valor, utilizado para custear despesas de filhos com menos de 18 anos, pode ser depositado diretamente na conta em que a criança é titular. Além dos benefícios já citados, essa opção permite que a criança declare o Imposto de Renda separadamente, o que pode reduzir o valor recolhido. No entanto, é importante ressaltar que, neste caso, o menor de idade não poderá constar como dependente de nenhum dos pais.

Poupança educacional ou reserva de emergências

Continua após a publicidade

A conta também poderá ser usada como uma maneira de criar uma reserva financeira para a criança, seja para uma eventualidade ou para planejar o futuro do seu filho.

Qual é a diferença entre uma conta tradicional e uma conta para menores de idade?

Ao abrir uma conta destinada para menores de idade, os pais terão acesso a mais recursos de segurança como determinar um valor máximo que pode ser utilizado diariamente e escolher usar somente o cartão de débito.

Como criar uma conta?

Continua após a publicidade

Serão necessários os dados básicos da criança, incluindo documentação como RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. No entanto, o processo depende de cada banco. Conheça 5 contas digitais para menores de 18 anos.

Educação financeira

O Brasil bateu o recorde de inadimplentes em 2022, com a falta de controle sobre o dinheiro sendo uma realidade para muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), das 813 pessoas ouvidas, cerca de 50% não controlam seus orçamentos.

Dentre as justificativas estão: confiar apenas na memória para anotar as despesas (25%), não fazer nenhum registro dos ganhos e gastos (20%) ou delegar a função para terceiros (2%). Portanto, para começar o ano com o pé direito, é fundamental entender a importância de organizar suas finanças e evitar o endividamento.