Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como usar o seguro viagem grátis do cartão de crédito

Por| Editado por Bruno Salutes | 17 de Janeiro de 2022 às 20h00

Link copiado!

CardMapr/Unsplash
CardMapr/Unsplash

Hoje em dia é fácil encontrar cartões de crédito com seguro viagem grátis. Trata-se de um serviço opcional e que serve de complemento ao seguro contratado em companhias áreas ou em seguradoras especializadas.

Aprenda a seguir como usar o seguro viagem grátis do cartão de crédito, quais as coberturas geralmente ofertadas e quais empresas oferecem o benefício.

Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?

Continua após a publicidade

O seguro viagem tem como objetivo proteger o passageiro de problemas que possam acontecer durante o passeio. Nos cartões de crédito, a ideia é exatamente a mesma, porém sem todas as coberturas comuns e esperadas de outros tipos de seguro. Além disso, é fundamental que a compra das passagens tenha sido feita com o cartão de crédito que ofereça o seguro.

Isso também vai depender da bandeira e do modelo de cartão. Geralmente, cartões de categorias mais altas, como nas faixas Platinum e Black, possuem mais vantagens do que modelos mais simples. Também é preciso ficar atento se o benefício vale para todos que estiveram viajando ou somente ao titular do cartão.

Quais são as coberturas do seguro viagem do cartão?

Basicamente, os planos variam de acordo com o modelo do cartão de crédito e do tipo de assistência que o viajante necessita. Na maioria dos casos, ficam disponíveis algumas das seguintes vantagens:

Continua após a publicidade
  • Aplicativo de benefícios que funciona dentro de aeroportos;
  • Acesso a salas VIP em aeroportos (nacionais e internacionais);
  • Benefícios exclusivos em hotéis, lojas, restaurantes e shows;
  • Assistência em viagem, para orientações sobre o local visitado;
  • Saque emergencial;
  • Envio de cartão emergencial em caso de furto ou roubo;
  • Consulta virtual com médicos;
  • Cobertura contra cancelamento de viagem;
  • Seguro para aluguel de veículos;
  • Reembolso por perda ou roubo de bagagem.

Somente cartões de categorias mais altas disponibilizam cobertura para despesas médicas, hospitalares ou odontológicas. Cada bandeira tem um custo e uma abrangência diferentes, portanto é necessário procurar no site ou atendimento da companhia tudo o que ela oferece.

Ah, importante: nem tudo o que está incluso no seguro viagem do cartão de crédito pode ser gratuito. Novamente, é um detalhe que precisa ser averiguado no contrato do seu cartão e de preferência antes de você fazer a viagem.

Continua após a publicidade

Como pedir o seguro viagem grátis do cartão de crédito?

Independentemente da empresa de cartão de crédito, você precisará preencher um formulário com os dados do cartão para solicitar o benefício. Reforçamos mais uma vez que as passagens aéreas precisam ter sido pagas integralmente com o cartão. Se o pagamento for em dois cartões, boleto bancário ou outros métodos, então o seguro não será emitido.

Clientes das seguintes bandeiras podem fazer a solicitação do seguro viagem gratuito, desde que estejam inclusos nas respectivas categorias de cada cartão:

Continua após a publicidade

Como acionar o seguro viagem do cartão de crédito?

Durante a viagem, se precisar usar alguma cobertura do seguro, primeiro entre em contato com a central de atendimento do seu cartão. As empresas também costumam fornecer um número ou e-mail específicos para casos de urgência em viagens.

Se a emergência envolver atendimento médico, a recomendação é ligar antes de ir até um hospital ou pronto-socorro do local em que você está viajando. Assim, os custos (parciais ou totais) serão cobertos pelo seguro do cartão, evitando toda a parte burocrática que você teria ao pedir um reembolso pelas despesas.