Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carros autônomos do Google serão capazes de detectar veículos da polícia

Por| 05 de Setembro de 2016 às 14h23

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Os veículos autônomos têm sido levados bastante a sério pela indústria da tecnologia e do automobilismo, que cada vez mais têm a ver uma com a outra. Como não poderia deixar de ser, o Google é um dos grandes nomes do setor, apesar de ainda estarmos distantes de ver um veículo com a tecnologia da empresa rodando pelas ruas e disponível para compra em concessionárias. E além de dispensar motoristas, é possível que os carros da gigante da web saibam quando um veículo da polícia se aproxima.

A fonte deste rumor é uma patente registrada pela companhia e descoberta pela equipe do site PatentYogi. Segundo o documento, o Google está desenvolvendo um sistema de detecção de carros de autoridades para seus veículos autônomos a fim não de burlar a lei, mas de cumpri-la. Em suma, um dos desafios da indústria de carros autônomos é fazer com que os veículos também saibam a hora de parar quando, por exemplo, abordados em movimento pela polícia.

Obviamente que os carros que dispensam motoristas são programados para respeitar as leis, como parar em cruzamentos e sinais vermelhos ou então andar dentro dos limites de velocidade de uma via, então é pouco provável que você tenha muitos problemas com a polícia. Entretanto, imagine que por alguma razão uma viatura policial precise que você encoste o carro ou então precise de passagem para chegar ao local de uma ocorrência. Neste caso, o ideal é que o próprio veículo identifique a aproximação do carro da lei e encoste (ou abra passagem para ele), sendo necessário para isso uma forma de identificar a viatura.

Continua após a publicidade

De acordo com a patente do Google, o método em desenvolvimento é um sensor capaz de identificar o padrão específico de luzes de um carro de autoridades — lembre-se que as viaturas devem estar com o giroflex ligado durante o atendimento de uma ocorrência ou quando precisarem que você encoste o seu veículo.

Desenvolvendo algo do tipo, o Google pode criar um sistema superinteligente e capaz de levar você de um ponto a outro sem qualquer interferência humana. Você informa o destino e ele não apenas traça a melhor rota, como também é capaz de reduzir a velocidade para dar passagem a uma viatura policial ou mesmo de parar no acostamento

Fonte: PatentYogi