Publicidade

Caixa abre nova consulta para saques do FGTS; veja quem tem direito

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Caixa Econômica Federal

A Caixa liberou hoje (8) a consulta do valor do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Trabalhadores podem conferir quanto podem sacar no aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS), pelo site oficial da entidade ou em agências da Caixa Econômica Federal.

O saque faz parte de um pacote de estímulo à economia e permitirá que 42 milhões de trabalhadores antecipem a parcela, estejam eles com contas ativas ou inativas no fundo. Cada pessoa habilitada poderá sacar somente uma única vez, mesmo se tiverem mais de uma conta. O pagamento começará a ser feito no dia 20 de abril e será disponibilizado conforme a data do nascimento do cidadão.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O valor máximo do saque é de R$ 1 mil. Cidadãos elegíveis que acumulam mais que esse valor no fundo de garantia poderão sacar até R$ 1 mil, enquanto aqueles que tiverem menos receberão todo o dinheiro depositado. Contas que estiverem com valores bloqueados não poderão ser sacados — que é o caso para garantia de empréstimos na modalidade de antecipação do saque-aniversário, por exemplo.

Além disso, se o trabalhador tiver mais de uma conta FGTS, o saque é feito primeiro das contas inativas (de empregos antigos), priorizando contas com menor saldo. Se não quiserem o estímulo, devem informar ao governo (via app do FGTS) que não querem sacar o dinheiro ou devolvê-lo até o dia 10 de novembro após ele ter sido creditado na poupança digital.

Como consultar o valor do saque do FGTS?

A consulta do valor do saque se faz de forma semelhante à verificação de saldo do fundo de garantia. Ao visitar uma agência Caixa ou entrar no app FGTS (Android | iOS), é possível conferir o valor a ser creditado, data do crédito na poupança social digital, solicitar retorno do pagamento para a conta FGTS, fazer alterações cadastrais ou informar que não deseja receber o montante.

No site oficial, as opções são mais limitadas para o trabalhador. Dele, é possível conferir se as contas estão elegíveis para o saque extraordinário e a data de crédito na poupança social digital.

Quando posso sacar o FGTS?

A partir de 20 de abril, o pagamento começará a circular conforme o mês de nascimento do trabalhador.

Continua após a publicidade
  • 20 de abril: nascidos em janeiro
  • 30 de abril: nascidos em fevereiro
  • 4 de maio: nascidos em março
  • 11 de maio: nascidos em abril
  • 14 de maio: nascidos em maio
  • 18 de maio: nascidos em junho
  • 21 de maio: nascidos em julho
  • 25 de maio: nascidos em agosto
  • 28 de maio: nascidos em setembro
  • 1° de junho: nascidos em outubro
  • 8 de junho: nascidos em novembro
  • 15 de junho: nascidos em dezembro

O dinheiro será depositado no aplicativo Caixa Tem nas datas especificadas. O aplicativo permite movimentar o dinheiro para outras contas bancárias (via Pix, por exemplo) ou para pagamentos na maquininha (via QR Code), cartão virtual de débito, saque com token em caixas eletrônicos ou lotéricas ou quitação de boletos.

Quem tem direito ao FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado visando proteger o trabalhador por demissões sem justa causa. O fundo é composto pelo montante depositado mensalmente por empregadores em contas abertas na Caixa em nome dos empregados, correspondendo a 8% do salário de cada funcionário.

Continua após a publicidade

Além do brasileiro com contrato de trabalho formal regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), têm direito ao fundo também trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais. Todos esses são elegíveis para o saque extraordinário.

Fonte: FGTS

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*