Publicidade

Brasil vira potência no GitHub com crescimento recorde de desenvolvedores

Por  | 

Compartilhe:
Mohammad Rahmani/Unsplash
Mohammad Rahmani/Unsplash

O número de desenvolvedores brasileiros no GitHub quadruplicou desde 2020. Segundo o relatório Octoverse publicado nesta terça-feira (28), o Brasil registrou o crescimento mais rápido de sua história na plataforma, com mais de 6,8 milhões de usuários.

Na edição de 2025, o Octoverse mostra que o Brasil teve uma expansão de 28,5% no número de desenvolvedores no último ano.

O aumento em um ritmo acelerado é visto desde 2020. De lá para cá, a comunidade brasileira foi o segundo grupo que mais cresceu dentro do período.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além disso, projeções do GitHub mostram que o país pode chegar a marca de 19 milhões de desenvolvedores em 2030. Neste caso, o Brasil subiria da quarta posição para o terceiro lugar, ultrapassando a China.

Atualmente, a liderança é ocupada pelos Estados Unidos. Ao considerar os mercados regionais, Brasil, Colômbia e México são os principais nomes da América Latina.

Por que o Brasil cresceu tanto?

Além do Brasil, o ritmo acelerado também é visto na comunidade de desenvolvedores da Índia e Indonésia. O avanço reflete uma tendência mais ampla observada em outros mercados emergentes.

Em nota, o GitHub destacou que os países concentram uma “combinação entre maior acesso à internet e o fortalecimento dos ecossistemas de startups”, o que “tem impulsionado a formação de novas e sólidas comunidades de desenvolvedores”.

O Brasil, em particular, teve a tração pelo investimentos de fintechs e open ranking. A empresa vê o Brasil como um dos “hubs mais promissores do GitHub para inovação e colaboração global”, com destaque no desenvolvimento open source e em IA.

O gerente regional do GitHub no Brasil, Julio Viana, observa ainda que há um “boom” de desenvolvedores brasileiros contratados para trabalhar remotamente em empresas internacionais.

“Vemos talentos brasileiros contribuindo para projetos globais, criando soluções em fintech, IA e open banking, e impulsionando a inovação não apenas localmente, mas em escala global. O relatório mostra que o futuro do software está sendo construído em todos os lugares; e o Brasil é uma das forças moldando esse futuro”, disse.

Continua após a publicidade

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? É de graça mesmo? E a paga?