Brasil perde quase 550 mil assinantes de TV a cabo em 2018

Por Rafael Rodrigues da Silva | 05 de Fevereiro de 2019 às 14h25
Divulgação

Em uma pesquisa divulgada nesta terça-feria (5) pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o número de assinantes de TV a cabo no Brasil apresentou uma queda de 3,03%, o que significa que 549.833 clientes cancelaram seus contratos de TV a cabo apenas em 2018.

Mesmo com a queda acentuada, mais de 97% de todo o mercado de TV a cabo no Brasil ainda é dominado por 4 operadoras, com o grupo Claro/NET abocanhando a fatia maior (com 48,93% de todos os contratos de TV a cabo do país), seguido pela Sky (30,05% de todos os contratos), Oi (9,11%) e Vivo (8,91%).

Já na distribuição desses contratos, a região Sudeste ainda é onde a maior parte de todos os contratos de TV a cabo se concentram no país, e São Paulo (com 36,81% de todos os contratos de TV a cabo do Brasil), Rio de Janeiro (13,52%) e Minas Gerais (8,85%) são os três estados com a maior quantidade de assinantes, somando quase 60% de todo o mercado nacional.

Mas 2018 não foi um ano apenas de quedas: a Oi acumulou um crescimento de 6,12% ao longo do ano, registrando mais de 90 mil novas assinaturas. Também houve aumento de assinantes nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, principalmente Maranhão (que aumentou em 27,29% o número de assinantes de TV a cabo), Amazonas (4,01%), Pará (3,61%) e Ceará (3,59%).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.