AWS lança Nova 2 com modelos de IA para gerar imagens, agentes e automação
Por Bruno De Blasi | •

A Amazon Web Services (AWS) revelou a sua próxima geração de modelos de inteligência artificial, a Nova 2. O lançamento desta terça-feira (2) oferece capacidade de “raciocínio” e conta com quatro variantes, incluindo uma versão com foco em IA conversacional por voz e outra para gerar imagens.
- AWS revela IA que caça bugs e falhas de segurança em apps ‘sem parar’
- Trainium 3 é o novo chip de IA da AWS para agilizar treinamento de modelos
A estreia ocorreu durante o AWS re:Invent 2025, em Las Vegas, em uma apresentação feita pelo CEO da AWS, Matt Garman.
Com a linha Nova 2, a empresa busca equilibrar custo, desempenho e capacidade de raciocínio em diferentes cenários, como atendimento ao cliente, automação de processos, análise de documentos, geração de código e agentes autônomos. 
Ao todo, quatro modelos foram apresentados. A começar pelo Nova 2 Lite, o modelo de uso geral da família que foca em tarefas cotidianas, permite enviar imagens e vídeos para receber respostas em texto e oferece um ajuste para “pensar” mais ou menos para garantir mais velocidade ou precisão.
Segundo a AWS, o Nova 2 Lite possui desempenho igual ou superior em grande parte dos testes em relação ao GPT-5 Mini, Gemini 2.5 Flash e Claude Haiku 4.5.
O Nova 2 Pro, por sua vez, é a alternativa “mais inteligente” da família. O modelo é voltado para tarefas complexas, como análise de múltiplos documentos e vídeos, planejamento de longo prazo, instruções intrincadas, matemática avançada e até migração de software.
O lançamento aceita textos, imagens, vídeos e fala como entrada, mas as respostas são oferecidas apenas em texto.
Em experimentos internos da companhia, o model ofereceu desempenho igual ou superior ao GPT 5.1, Gemini 2.5 Pro, Gemini 3 Pro Preview e Claude Sonnet 4.5 em uma série de testes de raciocínio multimodal.
IA para voz e gerar imagens
Além do Lite e Pro, a AWS revelou o Nova 2 Sonic, modelo preparado para oferecer conversas por voz mais naturais, com suporte expandido a múltiplos idiomas, vozes expressivas e janela de contexto de até um milhão de tokens para manter diálogos longos e complexos, incluindo mudanças de assunto no meio do caminho.
A empresa destaca que a sua nova IA conversacional lida com tarefas em segundo plano, como reservar passagens de avião, enquanto mantém a conversa em andamento.
O Nova 2 Omni, por sua vez, é um modelo multimodal unificado. A solução recebe texto, imagens, vídeos e fala, e gera tanto texto quanto imagens como saída.
A tecnologia também lida com até 750 mil palavras, horas de áudio, vídeos longos e documentos com centenas de página em um único momento.
Nova Forge e Nova Act
A Amazon anunciou outras apostas para facilitar o uso de recursos de IA personalizados por empresas. Entre eles, o Nova Forge, que permite criar modelos próprios a partir de checkpoints do Nova, do pré-treinamento ao pós-treinamento.
Tal capacidade ocorre através de um processo onde os usuários conseguem “misturar” suas informações com dados curados pela Amazon ao longo de todo processo. Depois, é possível levar o novo modelo ao Bedrock para criar agentes de IA.
Atualmente, a tecnologia é utilizada pelo Reddit, Sony, Booking, Nimbus Therapeutics e Nomura Research Institute para moderação de conteúdo, saúde, automação de fluxos críticos e outras aplicações.
Já o Nova Act ajuda a criar e operar agentes que atuam diretamente em interfaces web, como se fossem humanos que navegam entre sites no dia a dia. O serviço é alimentado por uma versão customizada do Nova 2 Lite, treinada com reforço em centenas de ambientes de teste e milhares de tarefas simuladas. 
A AWS diz que o Nova Act já atinge cerca de 90% de confiabilidade em fluxos de clientes iniciais e supera concorrentes em benchmarks de automação de UI.
Mais IAs no Bedrock
Além da família Nova 2, an Amazon incluiu mais 18 opções de modelos de IA no Bedrock. É o caso do Mistral Large 3 e a linha Ministral 3, da Mistral AI.
O pacote também traz o GPT OSS Safeguard, Google Gemma 3, NVIDIA Nemotron e o MiniMax M2 entre as novas alternativas disponíveis.
Leia mais: