Aprenda a encontrar canções sumidas no player do iPhone

Por Redação

Já se foi o tempo em que você precisava andar com um celular pesado e um walkman na mochila se você queria se comunicar com o mundo e ouvir música de vez em quando. Com a tecnologia, você tem em um mesmo aparelho a possibilidade de fazer ligações e escutar seus artistas favoritos a qualquer hora do dia. No caso da Apple, ouvir a música de um certo artista pode ser complicado às vezes.

Várias vezes, sem motivo aparente, o player de música do iOS pode "sumir" com aquela canção que você queria tanto ouvir, sem você ter feito nada. Mesmo depois de adicionar várias vezes a música ao celular, ela ainda não aparece na lista de canções, não é?

Não se preocupe, você não está sozinho nessa. Essa situação já aconteceu com várias pessoas e em várias versões do iOS e deve continuar ocorrendo, já que o problema não é realmente um bug de sistema. Agora, resolver esse problema é bem fácil. Siga o passo a passo a seguir com várias soluções e volte a ouvir aquelas canções que você tanto gosta.

1 - Ativando o Apple Music

iTunes

Primeiro, vamos tentar as alternativas fáceis. Vá até Ajustes > Música. Na tela que abre, veja se a opção "Mostrar Apple Music" está ligada. Se não estiver, ligue. As suas músicas desaparecidas devem dar as caras no seu celular. Se isso não funcionar, desligue e ligue novamente seu celular.

As músicas ainda não apareceram? Reinicialize o seu iPhone apertando o botão de liga/desliga junto com o botão Home por alguns segundos até que você veja o logo da Apple.

2 - Checando o iTunes

iTunes

Se os passos acima não funcionarem para resolver a questão, vá até o iTunes para checar se a canção está mesmo no celular e se ela está sendo reconhecida como arquivo de áudio. Às vezes, o iTunes 'desconfigura" a canção, e mesmo que o arquivo ainda esteja lá, o sistema do celular não a reconhece como música, impedindo que ela seja reproduzida no player.

Conecte seu celular no iTunes e veja se a canção perdida está tomando espaço no iPhone. O iTunes lista a música fantasma na categoria "Outros", ao invés de "Música". Se você tiver muito espaço tomado pela barra de "Outros", talvez seja porque suas canções perdidas estejam nessa categoria. A solução é fazer backup do seu celular e apagar todo o conteúdo do seu iPhone. Dessa maneira, quando o backup for executado no celular, o iPhone deve reconhecer as canções como música novamente.

3 - Ativando as músicas explicitas

iTunes

Pode ser que as músicas que você esteja tendo problema em ouvir tenham letras explícitas, coisas que crianças não deveriam ouvir. Essas canções geralmente são marcadas por um E vermelho ao lado do título delas no iTunes. Se este for o caso, algumas vezes o iTunes deixa essas músicas desativadas sem que você saiba, como uma medida de segurança.

Para fazer com que elas apareçam novamente é só ir em Ajustes > Geral > Restrições. Aqui, clique em "Ativar Restrições" e digite sua senha. Na aba "Conteúdo Permitido", vá em "Músicas, Podcasts e iTunes". Se a opção "Explicit" estiver desligada, ligue-a. Depois, você pode desativar as restrições que as novas configuração continuarão valendo. Se isso não ocorrer, mantenha as restrições ativadas.

4 - Faça o trabalho manualmente

iTunes

Se nada disso deu certo, o que te resta é apagar as músicas do celular e recolocá-las no celular uma a uma, manualmente. Pode não ser a coisa mais legal a se fazer, mas é efetivo. Criar listas com as canções que você gosta e depois sincronizá-la no celular é outra opção que pode acelerar o processo de adicionar novamente as canções no iPhone.

Uma coisa é certa: uma das alternativas acima irá funcionar no seu celular e você terá de volta aquelas músicas que você não pode viver sem. Caso nenhum delas seja efetiva, talvez o motivo seja um problema no sistema operacional do iPhone e será necessário reinstalar o iOS no aparelho. Depois de fazer isso, restaurar o backup no aparelho te dará as canções de volta ao celular. De qualquer forma, aproveite a cantoria!

Via Geek