Após 20 anos, CEO do Spotify deixa cargo; empresa terá co-CEOs em 2026
Por Emanuele Almeida |

O CEO do Spotify, Daniel Ek, anunciou que deixará o comando da empresa para assumir a presidência executiva. A partir de 1º de janeiro de 2026, Alex Norström e Gustav Söderström se tornarão co-CEOs.
- Spotify vai informar quando uma música foi criada com IA
- Gemini, Spotify e mais: conheça 8 apps com descontos para estudantes
Após 20 anos no cargo, Ek comunicou a decisão nesta terça-feira (30) aos investidores. O movimento, segundo ele, tem como objetivo dedicar mais tempo a outros interesses comerciais.
“Na minha função como presidente executivo, vou me concentrar no longo prazo da empresa e manter o Conselho e nossos co-CEOs profundamente conectados por meio do meu engajamento”, afirmou Ek em comunicado.
Ele destacou ainda que a decisão formaliza uma prática que já vinha ocorrendo, já que Norström e Söderström dividiam responsabilidades de liderança nos últimos anos. “A gestão dupla da empresa simplesmente alinha os cargos à forma como já operamos”, completou.
Ek quer ajudar a criar "superempresas"
Em nota paralela, Ek comentou que frequentemente é questionado sobre como criar mais Spotifys fora da Europa. Segundo ele, sua nova função permitirá contribuir para a formação de “superempresas”, companhias capazes de desenvolver novas tecnologias em escala global.
“Compartilharei mais sobre como colocarei parte da minha energia de construção nisso”, concluiu.
Leia mais:
- É autêntico? Especialistas apontam limites e dilemas de músicas feitas com IA
- Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do Spotify
- 6 funções do Spotify que você precisa conhecer
VÍDEO: JBL Tour One M3 & SMART Tx: Conheça o Headphone Mais Avançado da JBL