Android movimentou R$ 56,2 bilhões no PIB do Brasil em 2024
Por Marcelo Fischer Salvatico • Editado por Bruno De Blasi | •

O Android, sistema operacional do Google, contribuiu com R$ 56,2 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024. O software é o mais popular entre os smartphones do país, e teve participação ativa na geração e manutenção de 354 mil empregos diretos e indiretos no período.
- Proteção contra roubos do Android será reforçada no Brasil em breve
- Como fazer um prompt criativo? Google dá dicas para criar fotos e vídeos com IA
Os dados fazem parte do Relatório de Impacto Econômico do Android, encomendado pelo Google e realizado pela consultoria Access Partnership, e foram apresentados durante o encontro “Só no Android”, nesta quarta-feira (12) em São Paulo (SP), com a cobertura do Canaltech.
O número de postos de trabalhos associados ao ecossistema representa um crescimento de 7% em comparação ao último relatório, de 2023.
A capilaridade do sistema é fator-chave para o impacto econômico, já que, de acordo com o estudo, mais de 85% dos brasileiros usam o Android no celular para se conectar à internet.
"Nosso trabalho não se resume a simplesmente desenvolver um software. Mas também mobilizar esse ecossistema para que, juntos, a gente possa criar oportunidades, criar tecnologias e entregar essa experiência para o consumidor final", afirmou Flávio Ferreira, Diretor de Parcerias de Android no Google para América Latina.
Para a produção do estudo, a Access Partnership entrevistou 500 consumidores no Brasil ao longo de 2025.
Ecossistema de desenvolvedores e IA
O relatório destaca que o Android impacta diretamente o sucesso de profissionais brasileiros que desenvolvem aplicativos e jogos para a plataforma móvel.
Como a Google Play é uma loja global de apps, desenvolvedores locais conseguem acesso ao mercado internacional. Como resultado, 48% dos usuários que consomem esses aplicativos locais na Google Play são de fora do Brasil.
A inteligência artificial (IA) também ganhou protagonismo entre esses profissionais. O estudo aponta que a IA é cada vez mais usada pelos desenvolvedores para aumento de eficiência no trabalho e aprimoramento dos apps.
De acordo com o levantamento, 83% dos desenvolvedores afirmam ter usado pelo menos alguma tecnologia de IA ou aprendizado de máquina em seu processo de desenvolvimento.
Além disso, 82% indicam já ter incorporado recursos de IA em seus aplicativos publicados.
E a visão para o futuro é de intensificação do uso de IA. 90% dos desenvolvedores acreditam que a tecnologia será parte essencial do fluxo de trabalho, e 86% vêem que a integração de ferramentas de IA no processo de desenvolvimento de aplicativos Android já levou a melhorias na eficiência e/ou qualidade.
"Se lá atrás, e até hoje, a gente contribuiu muito para o acesso e para a democratização do acesso à internet, a nossa missão agora passa a ser democratizar o acesso à inteligência artificial, permitindo que todos os avanços dessa tecnologia possam chegar ao maior número de pessoas no Brasil", completou Ferreira.
Segurança é fator decisivo para o usuário
Olhando para o lado dos consumidores, o relatório investigou também o que é mais valorizado no sistema operacional.
Os entrevistados apontaram a disponibilidade de apps e conteúdo nas lojas (65%) como o principal fator, seguido dos recursos de segurança (52%) e o bom funcionamento dos aplicativos favoritos (51%).
Apesar da vice-colocação entre o que é mais valorizado, a segurança é citada como fator determinante para a compra de um aparelho Android. 85% dos usuários concordam que recursos antirroubo, como o bloqueio remoto e rastreamento de localização, oferecem mais tranquilidade.
Ainda em segurança, 52% indicaram que recursos como bloqueio de tela, criptografia e gerenciamento de permissões estão entre seus três recursos favoritos do sistema.
Colaborou: André Magalhães.
Veja também:
- Smartphones Android já podem rodar seus jogos do Steam
- Os 5 cargos mais procurados e bem pagos em tecnologia no Brasil em 2025
- 8 maneiras de ganhar dinheiro usando a IA no trabalho em 2026
VÍDEO: Android 16, VALE A PENA atualizar seu celular?