Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Além das Barreiras: Liderança feminina que inspira mudanças

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2024 às 18h39

Link copiado!

Reprodução/Mimi Thian
Reprodução/Mimi Thian
Tudo sobre Intel

Por Claudia Muchaluat

De tempos em tempos, eu gosto de parar e refletir sobre o porquê das celebrações e ritos que temos. Como seres humanos, é importante celebrar e buscar momentos que nos fazem lembrar da história daqueles que vieram antes de nós, como forma de respeito a tudo o que nos trouxe até aqui.

Gosto do significado e da energia do Dia Internacional da Mulher! Todos se mobilizam  para conversar sobre essa agenda tão relevante e buscam entender o passado como forma de refletir para a construção de um futuro melhor! 

Continua após a publicidade

Que bom que tivemos mulheres dispostas a sair de suas zonas de conforto em busca de exercer o direito do voto e brigar pela equidade em tantos outros temas. Sem isso, talvez hoje não estivesse aqui, como líder de uma grande empresa de tecnologia. Muito se fala sobre o passado e não quero me estender sobre esse tema, mas sim quero convidar a todos que estão lendo este texto que reflitam comigo sobre as mudanças que estamos vivendo hoje em dia e seus respectivos impactos em nosso futuro.

Quando falamos de diversidade, equidade e inclusão, isso só se torna real quando “sder você” é um direito de qualquer pessoa, de todas as pessoas. É algo que do ponto de vista estratégico do negócio simplesmente faz sentido.  A magia do mundo está na diversidade. A diversidade gera tensão, muitas vezes, mas é dessa tensão que vem a resolução de problemas por meio da inovação.

Trazendo para a minha realidade dentro de uma empresa de tecnologia, podemos falar do uso da inteligência artificial, por exemplo; quanto mais pessoas com diferentes históricos e pontos de vista estiverem envolvidas no treinamento dessa inteligência, mais pessoas essa tecnologia vai impactar. É simples, precisamos de mentalidades diferentes e complementares dentro das empresas para que possamos fazer de fato a diferença que tanto queremos e ter um ambiente genuinamente inovador e criativo.

Na Intel, o nosso propósito é criar tecnologias que mudam a vida das pessoas no mundo! E trago esse propósito para a minha reflexão porque acredito no poder da tecnologia para criarmos progresso, desenvolvendo soluções inovadoras que possam transformar os negócios e a sociedade para melhor!  E a única forma de conseguirmos isso é através da representatividade de ter “todas as pessoas do mundo” trabalhando com a gente.

É por isso que celebrar o Dia Internacional da Mulher para mim me faz pensar sobre diversidade, sobre o passado e também qual é o meu papel como líder para galgar um futuro melhor. Desde o início da minha trajetória profissional, tenho acompanhado o progresso que as mulheres vêm conquistando nas organizações em que atuam. A pesquisa do Insper evidencia indicadores desse avanço. De 2017 a 2023, a presença feminina nos conselhos administrativos aumentou de 10% para 21%. No que diz respeito aos cargos de CEO, o crescimento é ainda mais expressivo, passando de 8% para 17%.

Embora os números apontem para uma trajetória de maior equidade, é importante ressaltar que ainda há um longo caminho a percorrer. Principalmente, porque a presença de mulheres na alta liderança não beneficia apenas as próprias organizações, mas também o mercado e as pessoas lideradas. O diferencial da diversidade reside na capacidade de trazer perspectivas únicas, promover uma cultura de colaboração e empoderar as pessoas ao nosso redor. Esse é o seu verdadeiro valor inestimável.

A diversidade faz com que novas percepções ganhem importância, isso faz com que melhoremos o espaço em que trabalhamos para todas as pessoas. Por exemplo, estudos desenvolvidos pelo Institute for Women's Leadership e pelo The Ready-Now Leaders da ONG Conference Board mostram que organizações com mulheres em cargos de liderança tendem a ser mais inovadoras, resilientes e lucrativas.

Continua após a publicidade

De acordo com o levantamento Fortune 500, as empresas com mais presença feminina nos conselhos superaram as demais em métricas financeiras. Isso pelo fato de que elas retratam de forma mais realista a sociedade em que vivemos. Se queremos alcançar públicos distintos, aumentar nosso potencial de mercado, ser líderes e referência naquilo que fazemos, precisamos ouvir não uma, não duas, mas todas as vozes que compõem o nosso potencial de mercado, e isso é o poder da diversidade para o impacto dos nossos negócios.

Reconheço o papel fundamental que a diversidade desempenha na construção de empresas melhores, mas é preciso continuarmos avançando. Para promover mais oportunidades e cultivar um ambiente de trabalho verdadeiramente inclusivo, é essencial a implementação de políticas de recrutamento e promoção equitativas, programas de mentoria e desenvolvimento de liderança específicos para fomentar a diversidade em todos os nívels da empresa, incluindo a alta liderança, além de desenvolver uma cultura organizacional que valorize e celebre a diferença em todas as suas formas.

É sonhando grande e sonhando junto que nascem as idéias! Neste Dia Internacional da Mulher, é essencial que continuemos desafiando as normas e inspirando as futuras gerações de líderes femininas. É uma data para lembrar e o ano inteiro para AGIR. Afinal, o legado acontece todos os dias e é construído a cada decisão que tomamos!

Continua após a publicidade

*Claudia Muchaluat é Presidente da Intel Brasil