Adobe anuncia compra da empresa Semrush por US$ 1,9 bi e aumenta foco em IA
Por André Lourenti Magalhães |

A Adobe confirmou nesta quarta-feira (19) um acordo para adquirir a empresa de softwares Semrush, responsável por criar soluções para aumentar a visibilidade de marcas na web. O valor total da operação é de aproximadamente US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 10 bilhões em conversão direta).
- Adobe MAX 2025: Photoshop e Firefly ganham novos recursos de IA
- Adobe MAX 2025: James Gunn e criadores mostram que a criatividade é humana
A compra mira novas estratégias para promover marcas e empresas diante de um novo cenário marcado pela IA generativa.
A Adobe pretende usar os serviços de SEO (otimização de motores de busca) e GEO (otimização de motores generativos) do Semrush — ou seja, além de destacar marcas na busca convencional, também quer ampliar a presença de clientes nos resultados fornecidos pelos chatbots de IA.
Em nota, a Adobe destacou o potencial da Semrush para aumentar descobertas de marcas nas buscas feitas com IA e as mudanças no cenário das buscas.
“Visibilidade da marca é importantíssima para executivos de marketing enquanto os consumidores cada vez mais recorrem a LLMs, como ChatGPT e Gemini, para informaçõe, recomendações e decisões de compra”, comentou a empresa.
De acordo com os dados publicados pela compradora, a aquisição será feita em dinheiro e considerou um preço de US$ 12 por ação. Toda a operação deve ser concretizada no primeiro semestre de 2026, após passar por todos os processos regulatórios necessários.
O que é Semrush?
Semrush é uma empresa de software que desenvolve soluções para marketing e branding na internet. A companhia tem um grande destaque na atuação em SEO — o conjunto de práticas para melhorar o posicionamento de uma página em buscadores — com bases analíticas e recursos personalizáveis.
Nos últimos anos, a Semrush também direcionou esforços para destacar marcas em chatbots de IA, um sinal da mudança de hábito dos usuários que não usam apenas as ferramentas como o Google no dia a dia.
Outros serviços incluem análise de tráfego, avaliação de conteúdos e pesquisa de palavras-chave.
Leia também:
- Adobe lança integração com YouTube Shorts e pacote de IA para criadores
- Adobe mostra como a IA já redefine marketing e segurança digital
- Quanto custou a falha da Cloudflare? Especialistas apontam dependência digital
VÍDEO: O que chama atenção nas câmeras do Huawei Pura 80 Pro