Publicidade

Adobe anuncia compra da empresa Semrush por US$ 1,9 bi e aumenta foco em IA

Por  | 

Compartilhe:
Fernanda Santos / Canaltech
Fernanda Santos / Canaltech

A Adobe confirmou nesta quarta-feira (19) um acordo para adquirir a empresa de softwares Semrush, responsável por criar soluções para aumentar a visibilidade de marcas na web. O valor total da operação é de aproximadamente US$ 1,9 bilhão (cerca de R$ 10 bilhões em conversão direta).

A compra mira novas estratégias para promover marcas e empresas diante de um novo cenário marcado pela IA generativa. 

A Adobe pretende usar os serviços de SEO (otimização de motores de busca) e GEO (otimização de motores generativos) do Semrush — ou seja, além de destacar marcas na busca convencional, também quer ampliar a presença de clientes nos resultados fornecidos pelos chatbots de IA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em nota, a Adobe destacou o potencial da Semrush para aumentar descobertas de marcas nas buscas feitas com IA e as mudanças no cenário das buscas. 

“Visibilidade da marca é importantíssima para executivos de marketing enquanto os consumidores cada vez mais recorrem a LLMs, como ChatGPT e Gemini, para informaçõe, recomendações e decisões de compra”, comentou a empresa.

De acordo com os dados publicados pela compradora, a aquisição será feita em dinheiro e considerou um preço de US$ 12 por ação. Toda a operação deve ser concretizada no primeiro semestre de 2026, após passar por todos os processos regulatórios necessários.

O que é Semrush?

Semrush é uma empresa de software que desenvolve soluções para marketing e branding na internet. A companhia tem um grande destaque na atuação em SEO — o conjunto de práticas para melhorar o posicionamento de uma página em buscadores — com bases analíticas e recursos personalizáveis.

Nos últimos anos, a Semrush também direcionou esforços para destacar marcas em chatbots de IA, um sinal da mudança de hábito dos usuários que não usam apenas as ferramentas como o Google no dia a dia. 

Outros serviços incluem análise de tráfego, avaliação de conteúdos e pesquisa de palavras-chave.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: O que chama atenção nas câmeras do Huawei Pura 80 Pro