Publicidade

Ações da AMD vão às alturas após acordo com OpenAI

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Fernanda Santos
Fernanda Santos
Tudo sobre AMD

Logo após anunciar uma parceria com a NVIDIA para a construção de uma grande infraestrutura de IA, a OpenAI, dona do ChatGPT, revelou que está fazendo o mesmo com a AMD, embora em uma escala menor. Por conta disso, as ações do Time Vermelho registraram alta de 28% na segunda-feira (6), mostrando que o acordo foi bem-recebido pelo mercado.

Sam Altman, CEO da OpenAI, disse nas redes sociais que a parceria com a AMD é algo adicional ao que foi estabelecido com a NVIDIA, já que "o mundo precisa de muito mais computação". Isso mostra que a empresa liderada pela Lisa Su tem crescido em capacidade de chips para IA e oferece condições para bater de frente contra a rival em GPUs. Além disso, o Time Vermelho tem crescido no mercado de CPUs para data centers e consumidor, deixando cada vez menos espaço para a Intel.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Parceria com a OpenAI dá grande visibilidade à AMD

À Fortune, Jack Gold, analista de infraestrutura de IA, disse que "essa é uma grande vitória para a AMD e mostra que ela tem implementado a estratégia certa para aproveitar a megaonda da IA com suas GPUs avançadas". E adiciona:

"É também uma confirmação de que a AMD se tornou competitiva com o poder de processamento da Nvidia, além de aprimorar sua estratégia de software para competir, assim como fez anteriormente no mercado de data centers contra a Intel".

O analista afirma ainda que se a OpenAI tem mais de um fornecedor, "eles têm muito mais poder de negociação na compra de chips do que se tivessem apenas um único fornecedor para esses chips", já que é assim que funciona o mundo das negociações.

A valorização das ações da AMD depois do anúncio do acordo com a OpenAI é a maior dos últimos 5 anos. Em um período de 12 meses, o aumento foi de mais de 18% e comparado com o mesmo período do mês passado, a valorização chega a 38%.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Fortune