Sony lança rádio que utiliza energia mecânica para carregar celulares

Por Redação | 16.03.2014 às 17:00

A Sony anunciou recentemente o lançamento de uma versão repaginada do velho e conhecido rádio. Intitulado ICF-B88, o gadget é totalmente sustentável e pode ser alimentado tanto por energia solar como mecânica. Contudo, o maior destaque do aparelho é a possibilidade de carregar celulares e outros eletrônicos, como câmeras e GPS.

O ICF-B88 conta com painéis solares que geram energia suficiente para o funcionamento do rádio e da lanterna LED acoplada, que teve sua luminosidade aumentada sem o aumento do consumo de energia. Segundo a fabricante, uma hora de exposição direta à luz do sol garante até uma hora de funcionamento do rádio. Infelizmente, o painel solar não foi desenhado para carregar outros aparelhos eletrônicos.

ICF-B88

A manivela com dínamo é a responsável por carregar smartphones, eletrônicos e até pilhas AA. Segundo a Sony, o aparelho é compatível com dispositivos de todas as fabricantes, incluindo o recém-anunciado Galaxy S5, da Samsung. Basta conectar um cabo USB para interligar o eletrônico ao rádio e girar a manivela para que o carregamento tenha início. A japonesa sugere que um minuto de rotação a 120rpm gera energia suficiente para uma hora de funcionamento de rádio.

Apesar de parecer um pouco ultrapassado, o rádio ainda é um efetivo meio de comunicação especialmente em regiões mais afastadas e a possibilidade de carregar outros gadgets é um atrativo muito bem vindo, principalmente em situações emergenciais.