Por que trabalhar na Apple é tão bom? Os próprios funcionários respondem

Por Redação | 06 de Fevereiro de 2015 às 09h22
TUDO SOBRE

Apple

Trabalhar em uma gigante da tecnologia como a Apple pode ser algo difícil e estressante. Não é para menos, afinal você está cercado por alguns dos melhores profissionais do mercado e será sempre pressionado pelos altos padrões da empresa, que não aceita nada menos que o topo.

Porém, apesar de tudo, muitos funcionários da Maçã afirmam que os prós superam os contras na hora de trabalhar para a empresa. Para confirmar isso, basta dar uma olhada em sites como o Glassdoor, onde funcionários e ex-funcionários são convidados a falar a respeito dos pontos positivos e negativos das empresas onde trabalharam, e o Quora, um site que incentiva pessoas a responder perguntas sobre diversos temas.

Com base nas centenas de comentários postados nesses sites, veja exemplos de por que muitas pessoas gostam de trabalhar na Apple:

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os funcionários da Apple sentem que seu trabalho tem um grande impacto no mundo

Com base na quantidade de vezes que foi mencionado, o maior privilégio de trabalhar na Apple é ter a sensação de que o seu trabalho é realmente importante e causa um impacto no mundo. É possível ver esse ponto destacado em dezenas de comentários de atuais e ex-funcionários da empresa, de departamentos diversos.

Um ex-funcionário da companhia, por exemplo, escreveu que criar produtos inovadores e participar do desenvolvimento de novas categorias de produtos estão entre as coisas mais gratificantes do seu trabalho.

Já um funcionário atual cita que "esta é uma grande oportunidade de trabalhar com algumas pessoas fantásticas e dedicadas, que realmente querem usar a tecnologia a favor de um mundo melhor".

Tatuagem Apple

Você trabalha com pessoas muito (muito mesmo) inteligentes

O fundador da Apple, Steve Jobs, já dizia que queria apenas os melhores profissionais do mercado em sua equipe e parece que os atuais funcionários da empresa compartilham da ideia e gostam de estar cercados por pessoas realmente inteligentes.

Praticamente todos os comentários no Glassdoor mencionam o quão incrível é a cultura empresarial da Maçã. Colegas e excelente ambiente de trabalho são constantemente listados como prós da companhia. Um atual funcionário, por exemplo, diz especificamente que tudo na Apple gira em torno de trabalho em equipe.

É provável que você faça grandes amigos na empresa

Parece que a questão vai além de "apenas" trabalhar com pessoas inteligentes. Alguns ex-funcionários elogiam muito a cultura de boas-vindas da empresa. Um deles escreveu que o senso de comunidade por lá é incrível, enquanto outro cita que "onde quer que você vá, você vai ganhar uma família".

O ambiente de trabalho é mais maduro do que em outras empresas de tecnologia

Um usuário anônimo do Quora que alega ter trabalhado na Apple há vários anos escreve que a maioria das pessoas que trabalha na empresa está na casa dos 30 ou 40 anos e já tem toneladas de experiências na bagagem para compartilhar no local de trabalho.

Os salários são muito bons

Muitos funcionários que compartilham com o mundo sua experiência na Apple citam a compensação financeira como um dos principais benefícios da companhia. Um funcionário anônimo descreveu as "regalias e o salário em geral" como ótimo, enquanto os demais se referem à remuneração em geral como "boa".

De acordo com informações apuradas no próprio Glassdoor, engenheiros de software da companhia ganham mais de US$ 100 mil por ano, dependendo do seu nível de experiência.

Mesmo aqueles que trabalham meio período têm direito a benefícios

Enquanto alguns funcionários do varejo reclamam dos seus salários, muitos elogiaram a Apple por oferecer benefícios mesmo para aqueles que trabalham só durante meio período. Vários funcionários de tempo parcial da Apple se mostram muito entusiasmados com o assunto.

Os cargos no setor de varejo da Apple são flexíveis e há espaço de sobra para crescimento

Os funcionários parecem amar o fato de que as vagas disponíveis no setor de varejo da empresa são muito flexíveis. Entre os prós listados por um atual funcionário está a abundância de espaço para crescer dentro da empresa.

Funcionários amam os descontos que recebem sobre os produtos da Apple

Todos sabem o quanto um produto com o símbolo da Maçã pode ser caro – especialmente no Brasil – e por isso os funcionários adoram os descontos concedidos a eles. Os comentários a respeito do assunto caracterizam os descontos como "incríveis" e "ótimos".

A comida servida no campus de Cupertino é ótima (embora você precise pagar por ela)

A Apple pode não oferecer tantas regalias insanas como o Google e o Facebook, por exemplo, mas também não deixa de agradar seus funcionários. Muitos comentários citam a excelente comida do Caffé Macs, que fica na sede da Apple em Cupertino. Um funcionário chegou a descrevê-lo como "o melhor serviço de alimentação dentro de uma empresa".

Caffe Macs

Maçãs de graça

Esse não precisa de muita explicação, certo? A empresa aproveita seu nome para oferecer gratuitamente muitas maçãs para seus funcionários – e muitos se mostram empolgados com essa atitude.

A empresa tem uma excelente liderança

Vários funcionários elogiaram a liderança da empresa. Na verdade, mesmo que Steve Jobs seja o primeiro líder a vir em nossa mente quando pensamos na Apple, Tim Cook tem uma classificação surpreendentemente alta de 93% de aprovação no Glassdoor. Isso mostra o quanto ele é respeitado pelos colaboradores.

A oportunidade de fazer parte de uma empresa que continua crescendo

No Glassdoor é possível encontrar muitos comentários de funcionários dizendo que, ao trabalhar na Apple, eles têm a sensação de que sua carreira está sempre em ascensão. Um ex-gerente de produto cita o "crescimento rápido na carreira" como um dos prós de trabalhar na Maçã, enquanto um ex-auxiliar de suporte técnico diz estar satisfeito com o "progresso visível" que viu enquanto trabalhava na empresa.

E você, ficou interessado em trabalhar para a Apple? Aproveite para ver as vagas de emprego que a empresa tem abertas no Brasil!

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.