Como causar boa impressão durante uma entrevista via Skype

Por Redação

Em tempos modernos, é comum que algumas empresas optem por entrevistar os candidatos às vagas de emprego por meio de uma videoconferência - utilizando o Skype, por exemplo. Mas tão comum quanto isso, é o fato de muitas pessoas se sentirem intimidadas com essa proposta.

Estamos acostumados a utilizar esse tipo de recurso para conversar informalmente com os nossos amigos, enquanto deixamos o 'ar profissional' para o escritório. Misturar as duas coisas pode nos deixar um pouco desconfortáveis ou até mesmo desorientados sobre o modo como devemos agir.

Pensando em ajudar essas pessoas, o pessoal do Spark Hire e do Mashable criou um infográfico com algumas dicas bem legais para se dar bem em uma entrevista feita por videoconferência.

Faça o 'dever de casa'

Antes da entrevista, não custa nada dar uma geral em seus perfis nas redes sociais, afinal, cerca de 91% dos empregadores utilizam esse recurso para prospectar seus funcionários e candidatos.

Bosses sucks

Além disso, 67% das empresas já rejeitaram candidatos por causa de posts impróprios feitos nas redes sociais. Mas por outro lado, 68% dos empregadores já contrataram funcionários baseados em perfis positivos e favoráveis à determinada vaga. Portanto, é sempre bom ficar atento ao que escreve em seu perfil.

Outra dica importante é pesquisar a empresa antes de realizar a entrevista. Estude as informações do site e dos perfis da companhia a qual deseja se candidatar a uma vaga de emprego. Você precisa conhecer a empresa em que deseja trabalhar, isso vai te ajudar muito durante a disputa pela vaga.

Conheça bem a descrição das atividades da vaga a que está se candidatando, e levante seus pontos favoráveis em relação a isso. Cite exemplos de como suas qualificações e funções desempenhadas em empregos anteriores são relevantes para preencher a nova vaga.

Existem três perguntas muito comuns, e que nunca ficam de fora durante uma entrevista de trabalho. É sempre bom você estar com uma resposta preparada antes de começar a conversa. São elas:

  1. Fale-me mais sobre você.
  2. Porque você deixou o seu último emprego?
  3. O que você sabe sobre a nossa empresa?

A Preparação

Tudo ok, você já está preparado e com todas as informações que precisa saber na ponta da língua. Agora é hora de preparar o ambiente para começar a entrevista. Em primeiro lugar, desligue seu telefone. É bem inconveniente ouvir um bip, toque ou até mesmo barulho do aparelho vibrando durante a conversa, não? Além do mais, pode atrapalhar sua concentração. O próximo passo é conferir a sua conexão com a Internet e certificar-se de que ela está estável.

Não se atrase. Se a entrevista estivesse marcada para acontecer no escritório da empresa, com certeza você iria chegar no horário combinado, na Internet deve acontecer da mesma maneira.

Imprima suas anotações. É interessante que você tenha à mão todas as notas que achar importante, assim você não precisa ficar digitando ou descendo a barra de rolagem enquanto conversa com seu possível empregador.

Durante a entrevista

Chegou a hora, sua webcam está posicionada e você mais do que preparado para causa uma boa impressão. Agora é a hora de pensar em que roupa vai usar para se vestir para o sucesso. Para se ter uma ideia, 75% dos empregadores afirmam que a maneira como o candidato se veste influencia em sua decisão.

Também é importante destacar que 70% deles não se importam com roupas da moda, portanto, o básico e clássico sempre cai bem nessas horas. Para te ajudar a melhorar sua imagem, aproveite para conferir algumas dicas que já foram publicadas pelo Canaltech de como ficar bem na webcam.

Depois de escolher a roupa adequada e ajustar a câmera, é hora de começar a conversa. Lembre-se sempre de destacar exemplos reais já vividos por você, e que mostrem como você pode colaborar e agregar valor à companhia.

Bla bla bla
Seja conciso. Certifique-se de que suas respostas sejam breves e relevantes. Quanto mais você falar sem necessidade, mais chances terá de ser desconexo em suas ideias.

Não fale sobre dinheiro. A hora da entrevista não é apropriada pra discutir questões salariais, deixe esse assunto para quando receber uma oferta da empresa.

Fique atento à sua linguagem corporal. Estudos já apontaram que ela representa 55% de uma primeira impressão, enquanto apenas 7% está ligado ao que você fala.

Olhe no olho do entrevistador. Como não estamos tratando de uma entrevista feita pessoalmente, a melhor dica é olhar para a câmera em vez de olhar para o monitor. Também é muito importante ser simpático, pois 38% dos empregadores dizem que falta de sorriso durante uma entrevista pode deixar a entender que a pessoa não irá se ambientar facilmente na companhia.

Depois da entrevista

A videoconferência acabou e tudo correu bem, agora é a hora de fazer o seu "pós-venda", afinal, seu emprego ainda não está 100% garantido.

Para demonstrar seu interesse na vaga, é interessante enviar um e-mail de agradecimento pela oportunidade logo depois da entrevista. Lembre-se de ressaltar algum tópico importante que fez parte da conversa.

Fique atento às suas redes sociais, e por mais que você esteja empolgado, não faça comentários a respeito da entrevista. Você ainda não sabe como funciona a política de privacidade da empresa a respeito desses assuntos, portanto não vale a pena se 'queimar' a toa.

Antes de finalizar a entrevista, lembre-se de perguntar depois de quanto tempo a empresa pretende dar seguimento ao processo de seleção. Dessa forma você pode ficar atento durante esse período de tempo.

Entrevista por videoconferência