Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como causar boa impressão durante uma entrevista via Skype

Por| 16 de Outubro de 2012 às 08h40

Link copiado!

Como causar boa impressão durante uma entrevista via Skype
Como causar boa impressão durante uma entrevista via Skype
Tudo sobre Skype

Em tempos modernos, é comum que algumas empresas optem por entrevistar os candidatos às vagas de emprego por meio de uma videoconferência - utilizando o Skype, por exemplo. Mas tão comum quanto isso, é o fato de muitas pessoas se sentirem intimidadas com essa proposta.

Estamos acostumados a utilizar esse tipo de recurso para conversar informalmente com os nossos amigos, enquanto deixamos o 'ar profissional' para o escritório. Misturar as duas coisas pode nos deixar um pouco desconfortáveis ou até mesmo desorientados sobre o modo como devemos agir.

Pensando em ajudar essas pessoas, o pessoal do Spark Hire e do Mashable criou um infográfico com algumas dicas bem legais para se dar bem em uma entrevista feita por videoconferência.

Faça o 'dever de casa'

Continua após a publicidade

Antes da entrevista, não custa nada dar uma geral em seus perfis nas redes sociais, afinal, cerca de 91% dos empregadores utilizam esse recurso para prospectar seus funcionários e candidatos.

Além disso, 67% das empresas já rejeitaram candidatos por causa de posts impróprios feitos nas redes sociais. Mas por outro lado, 68% dos empregadores já contrataram funcionários baseados em perfis positivos e favoráveis à determinada vaga. Portanto, é sempre bom ficar atento ao que escreve em seu perfil.

Outra dica importante é pesquisar a empresa antes de realizar a entrevista. Estude as informações do site e dos perfis da companhia a qual deseja se candidatar a uma vaga de emprego. Você precisa conhecer a empresa em que deseja trabalhar, isso vai te ajudar muito durante a disputa pela vaga.

Continua após a publicidade

Conheça bem a descrição das atividades da vaga a que está se candidatando, e levante seus pontos favoráveis em relação a isso. Cite exemplos de como suas qualificações e funções desempenhadas em empregos anteriores são relevantes para preencher a nova vaga.

Existem três perguntas muito comuns, e que nunca ficam de fora durante uma entrevista de trabalho. É sempre bom você estar com uma resposta preparada antes de começar a conversa. São elas:

  1. Fale-me mais sobre você.
  2. Porque você deixou o seu último emprego?
  3. O que você sabe sobre a nossa empresa?

A Preparação

Continua após a publicidade

Tudo ok, você já está preparado e com todas as informações que precisa saber na ponta da língua. Agora é hora de preparar o ambiente para começar a entrevista. Em primeiro lugar, desligue seu telefone. É bem inconveniente ouvir um bip, toque ou até mesmo barulho do aparelho vibrando durante a conversa, não? Além do mais, pode atrapalhar sua concentração. O próximo passo é conferir a sua conexão com a Internet e certificar-se de que ela está estável.

Não se atrase. Se a entrevista estivesse marcada para acontecer no escritório da empresa, com certeza você iria chegar no horário combinado, na Internet deve acontecer da mesma maneira.

Imprima suas anotações. É interessante que você tenha à mão todas as notas que achar importante, assim você não precisa ficar digitando ou descendo a barra de rolagem enquanto conversa com seu possível empregador.

Durante a entrevista

Continua após a publicidade

Chegou a hora, sua webcam está posicionada e você mais do que preparado para causa uma boa impressão. Agora é a hora de pensar em que roupa vai usar para se vestir para o sucesso. Para se ter uma ideia, 75% dos empregadores afirmam que a maneira como o candidato se veste influencia em sua decisão.

Também é importante destacar que 70% deles não se importam com roupas da moda, portanto, o básico e clássico sempre cai bem nessas horas. Para te ajudar a melhorar sua imagem, aproveite para conferir algumas dicas que já foram publicadas pelo Canaltech de como ficar bem na webcam.

Depois de escolher a roupa adequada e ajustar a câmera, é hora de começar a conversa. Lembre-se sempre de destacar exemplos reais já vividos por você, e que mostrem como você pode colaborar e agregar valor à companhia.

Seja conciso. Certifique-se de que suas respostas sejam breves e relevantes. Quanto mais você falar sem necessidade, mais chances terá de ser desconexo em suas ideias.

Continua após a publicidade

Não fale sobre dinheiro. A hora da entrevista não é apropriada pra discutir questões salariais, deixe esse assunto para quando receber uma oferta da empresa.

Fique atento à sua linguagem corporal. Estudos já apontaram que ela representa 55% de uma primeira impressão, enquanto apenas 7% está ligado ao que você fala.

Olhe no olho do entrevistador. Como não estamos tratando de uma entrevista feita pessoalmente, a melhor dica é olhar para a câmera em vez de olhar para o monitor. Também é muito importante ser simpático, pois 38% dos empregadores dizem que falta de sorriso durante uma entrevista pode deixar a entender que a pessoa não irá se ambientar facilmente na companhia.

Depois da entrevista

Continua após a publicidade

A videoconferência acabou e tudo correu bem, agora é a hora de fazer o seu "pós-venda", afinal, seu emprego ainda não está 100% garantido.

Para demonstrar seu interesse na vaga, é interessante enviar um e-mail de agradecimento pela oportunidade logo depois da entrevista. Lembre-se de ressaltar algum tópico importante que fez parte da conversa.

Fique atento às suas redes sociais, e por mais que você esteja empolgado, não faça comentários a respeito da entrevista. Você ainda não sabe como funciona a política de privacidade da empresa a respeito desses assuntos, portanto não vale a pena se 'queimar' a toa.

Antes de finalizar a entrevista, lembre-se de perguntar depois de quanto tempo a empresa pretende dar seguimento ao processo de seleção. Dessa forma você pode ficar atento durante esse período de tempo.

Continua após a publicidade