Dicas para ficar bonitão na webcam

Por Luciana Zaramela

Muita gente adora uma webcam, não é verdade? Mas será que o que a pessoa vê do outro lado da telinha é realmente aquilo que você pretende passar? Se você se enquadra no grupo dos que curtem conversar via webcam, não deixe de conferir dicas rápidas e simples para dar aquela melhorada no visual.

Luzes, câmera, ação!

A primeira dica é deixar a luz entrar no ambiente. E claro, luz em quantidade considerável - nem um holofote nem uma penumbra. Se for dia, abra as janelas! Se já estiver escurecendo ou for tarde da noite, certifique-se de ter uma boa fonte de iluminação no ambiente, para evitar sombras muito escuras (que realçam olheiras e marcas de expressão).

Luz direta e muito intensa também não é legal. Evite um efeito de "cara brilhante" no vídeo. Seus amigos agradecem.

Contato visual

Para quê ficar olhando para a tela? Se você estiver conversando diretamente com uma pessoa no Skype, MSN ou outro serviço de voz e vídeo, olhe direto para a câmera, não se distraia com a miniatura do vídeo em que você aparece no cantinho da tela (claro, uma espiada ou outra valem a pena, afinal, é sempre bom dar uma conferida no cabelo e no sorriso).

Assim, a pessoa que estiver do outro lado olhará diretamente no fundo de seus olhos, fazendo um excelente contato visual.

Cuidado com os padrões

Enquanto você está exibindo sua imagem na webcam e deseja expressar seu estilo pessoal, lembre-se que os padrões mais ousados podem parecer um pouco "confusos" na tela do outro usuário. E atenção, meninas: algumas jóias podem refletir demais a luz ambiente, distraindo quem está do lado de lá da tela.

O melhor plano de fundo é uma cor sólida e escura, que não chama muito a atenção e nem se mistura com seu tom de pele ou com as roupas que você usa.

Olha a postura!

O que você pensaria ao conversar com uma pessoa toda desleixada na câmera? Falta de interesse? Descuido? Preguiça? Evite que pensem isso de você. Sente-se com a postura ereta e deixe que a parte superior do tronco apareça no vídeo. Conversar com a câmera em close de rosto o tempo todo não é legal.

Angulação da câmera

Preste atenção na posição da câmera e no ângulo de visão. Uma câmera colocada muito abaixo de seu rosto faz com que sua face pareça maior. Acima, dá a impressão de que seu rosto encurtou. Na lateral, atrapalha o contato visual direto.

Coloque sua câmera em uma superfície alinhada com sua testa. Se você estiver utilizando um notebook ou celular, não gire a tela para cima - eleve-a até alinhar-se com sua testa. Você ficará muito mais natural do que pensa.

E não se esqueça de fazer uma chamada teste para verificar os resultados antes de entrar em contato com um amigo, um parente, um colega de trabalho ou, quem sabe, um paquera na internet!

Tem alguma outra dica legal? Compartilhe sua ideia com a gente nos comentários!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.