Google domina buscas no Brasil; concorrentes representam só 4%
Por Caio Carvalho | 30 de Janeiro de 2014 às 17h18
Os outros buscadores bem que tentaram, mas não tem para ninguém: o Google continua absoluto quando o assunto são buscas na internet. De acordo com um novo levantamento do Serasa Experian, o gigante das buscas permaneceu em primeiro lugar entre os buscadores mais utilizados no Brasil.
Segundo o relatório, o Google Brasil registrou 93,74% de participação nas pesquisas realizadas no país no período de quatro semanas que terminou em 28 de dezembro de 2013. No mesmo mês, o buscador foi a maior fonte de visitas na categoria "Compras e Classificados", seção que reúne sites de comércio online. No período de final de ano, no qual acontecem as festas do Natal e Ano Novo, 33,06% do tráfego que a categoria recebeu ficou concentrada em buscas feitas pelos brasileiros no Google.
E não é só a edição brasileira do site de pesquisas que faz sucesso por aqui. Em segundo lugar em participação nas buscas no país (no mesmo período) aparece o Google.com, com 2,4%. Na terceira posição do ranking está o Ask Brasil, com 1,57%, e no quarto lugar o Bing Brasil, com 1,28% da preferência dos usuários. O Yahoo.com é o quinto buscador mais utilizado no Brasil, com apenas 0,54% de participação nas 4 semanas pesquisadas pelo Serasa.
Figuram ainda na lista dos 10 buscadores mais usados no país o Yahoo! Brasil, com 0,37% (6º posição), Bing.com, com 0,05% (7º), Google Reino Unido, com 0,01% (8º), Google França, com 0,004% (9º) e Google Canadá, com 0,003% (10º).
Isso significa que, somando-se todos os domínios do Google nesse top 10, o motor de pesquisas da empresa de Mountain View atingiu 96,17% de participação no Brasil nas quatro semanas em que durou o estudo. O Bing.com e o Bing.Brasil têm juntos cerca de 1,33% da fatia que corresponde aos sites de buscas mais usados no país.
Buscas por palavras
Além dos buscadores, o Serasa Experian divulgou uma lista com os termos mais procurados pelos brasileiros no período das festas de final de ano. Considerando as buscas relacionadas a produtos que mais geraram visitas para a categoria "Compras e Classificados", o destaque fica por conta dos produtos eletrônicos – 6 dos 10 principais termos eram algum gadget, incluindo "celulares, "tablet" e "xbox 360".
As buscas contendo apenas uma palavra corresponderam a 28,07% do total, seguidas por pesquisas que continham duas palavras (21,18%), três (18,21%), quatro (11,75%) e cinco palavras (8,36%). Apenas 4,2% dos brasileiros procuraram por itens usando oito palavras ou mais.
Veja abaixo o ranking completo:
Os 10 buscadores mais usados no Brasil em dezembro de 2013:
- Google Brasil (google.com.br)
- Google (google.com)
- Ask Brasil (br.ask.com)
- Bing Brasil (bing.com.br)
- Yahoo! (yahoo.com)
- Yahoo! Brasil (yahoo.com.br)
- Bing (bing.com)
- Google Reino Unido (google.co.uk)
- Google França (google.fr)
- Google Canadá (google.ca)