Conheça a USB-C, única entrada tudo-em-um do novo MacBook, fora a de fones

Por Redação | 09.03.2015 às 19:23 - atualizado em 10.03.2015 às 09:30

A Apple apresentou nesta segunda-feira (09), durante evento em São Francisco, seu mais recente MacBook, que é mais fino e vem com uma inusitada novidade: o notebook vem com apenas duas entradas de conexão, uma para fones de ouvido e outra chamada de USB-C.

O USB-C vem para substituir o leitor de cartão SD, as duas entradas USB e a conexão Thunderbolt, com capacidade para suportar comunicação de dados, energia, VGA, HDMI e USB. Uma das surpresas, aliás, foi justamente a substituição do cabo de energia MagSafe, considerado uma marca registrada da Maçã em vários aparelhos.

Ao que tudo indica, a Apple quer tornar o USB-C universal em todos seus aparelhos daqui pra frente e, por enquanto, a maior preocupação fica com relação ao fato de não ser possível carregar o notebook e fazer transferência de arquivos simultaneamente.

Para isso, é possível comprar um dongle. Na loja online da Apple estão listados vários adaptadores de USB-C para USB convencionais (US$ 19), de USB-C para VGA Multiport (US$ 79), entre outros. Há também a possibilidade de dividir a entrada de um USB-C para todas as outras três funções: recarregar o aparelho, saída VGA e transferência de dados.

O vice-presidente sênior de marketing mundial da companhia, Phil Schiller, preferiu minimizar essa questão apostando na ferramenta de transferência de arquivos sem fio AirDrop, presente no sistema operacional OS X Yosemite. "Esta é a visão do futuro do notebook", disse.

O novo MacBook de 12 polegadas deve estar disponível a partir do dia 10 de abril nos Estados Unidos.

Fonte: http://mashable.com/2015/03/09/apple-macbook-usb-c-explained/?utm_cid=mash-com-fb-main-link