Aprenda a realizar chamadas de vídeo utilizando o Google Hangouts

Por Aline Pereira

O Google Hangouts, além de ser uma plataforma de mensagens instantâneas, possibilita também que o usuário utilize de forma integrada diversos outros serviços oferecidos pela empresa de buscas. Através da ferramenta é possível tirar e compartilhar fotos, compartilhar arquivos do Google Drive, assistir vídeos do YouTube e realizar chamadas de vídeos para várias pessoas ao mesmo tempo.

O Hangouts pode ser acessado tanto pelo Gmail quanto pelo Google + e neste tutorial te ensinaremos a realizar chamadas de vídeo utilizando esta ferramenta no seu computador. Para isto, é necessário apenas que você tenha microfone e webcam instalados na sua máquina e possua uma conta do Google.

Utilizando o Hangouts a partir do Gmail

1. Inicialmente, acesse sua conta do Gmail e localize o chat do email que por padrão fica localizado do lado esquerdo da tela. Em seguida, selecione um contato e clique no botão em forma de câmera. Uma notificação será enviada perguntando se você realmente deseja começar uma chamada de vídeo. Clique em "Permitir".

Utilizando o Hangouts a partir do Google +

1. Ao acessar o Google +, expanda o menu iniciar localizado na lateral esquerda da rede social e em seguida clique em "Hangouts".

2. No menu localizado no centro do Google +, selecione a opção "Hangouts por vídeo" e, em seguida, clique em "Inicie um Hangout por vídeo".

3. No campo "Enviar um convite", adicione todos os amigos que você quer incluir na chamada e finalmente clique em "Convidar".

Se um segundo microfone ou uma caixa de som externa estiverem conectados ao computador, uma configuração mínima será necessária antes de iniciar a chamada de vídeo. Clique na engrenagem de configuração e selecione o microfone e o alto-falante que será utilizado na chamada. Em seguida, clique em "Salvar".

Uma vez que as chamadas de vídeo forem inicializadas, diversas funcionalidades são disponibilizadas. Os botões centrais que aparecem na chamada permitem que você adicione um amigo à conversa, deixe seu microfone mudo, pare de transmitir sua imagem da câmera, configure sua conexão, configure outros recursos da chamada de vídeo ou encerre a chamada.

Perceba também que um menu aparece na lateral esquerda. Através deste menu você poderá usufruir de uma serie de serviços do Google que estão integrados ao Hangouts, como: iniciar um chat, compartilhar screenshots, tirar e enviar fotos, compartilhar apresentações e arquivos do Google Drive, além de poder adicionar outros recursos que podem ser instalados com add-ons.

Gostou do recurso? Então acesse seu Gmail ou Google + e comece a utilizar o Hangouts agora, também realizando chamadas de vídeo com vários amigos ao mesmo tempo!

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/05/como-fazer-video-chamada-no-google-hangouts-usando-seu-computador.html

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.