Apple prepara guia para usuários que migrarem do Android para iOS

Por Redação | 18 de Setembro de 2014 às 09h26

Preparando-se para uma possível migração em massa de usuários de Android para iPhones, a Apple colocou em seu site uma página de suporte dedicada especialmente para ajudar estes usuários a passarem seus dados para os seus novos iDevices. Com o guia, companhia pretende fazer com que essa etapa seja a menos dolorosa possível para seus novos clientes.

Um dos maiores impedimentos de usuários migrarem de uma plataforma móvel para outra é a preocupação em transferir contatos, calendários, fotos e outros. Normalmente isso implica em muito trabalho em aparelhos iOS. Do outro lado, migrar para aparelhos Android é consideravelmente mais fácil. Com o guia, a Apple assegura aos seus novos usuários que a migração não será tão estressante como eles podem temer.

Guia Apple para usuário Android

É interessante notar que a Apple não está omitindo recomendações de aplicativos de terceiros para a realização da transferência de dados. Em alguns casos, aplicativos como o Copy My Data ou o Mobile Transfer da operadora americana AT&T fazem boa parte do trabalho. Ambos os aplicativos estão disponíveis tanto para Android como para iOS. O guia ainda instrui os usuários a transferirem certos arquivos do Android para um computador.

Mas a maior parte, ou pelo menos metade do trabalho, é feito pelo iTunes, especialmente quando se trata de arquivos de mídia. Em certo sentido, o guia elaborado pela empresa é uma boa maneira para os usuários do Android se familiarizarem com o sistema iOS, onde boa parte da transferência de arquivos gira em torno do iTunes.

O site da Maçã também menciona o iCloud para ajudar no processo. Documentos ou mensagens podem ser armazenados na plataforma de nuvem da empresa para que depois possam ser acessadas pelo novo iDevice.

Com os aplicativos a história é diferente. Não há como transferi-los do Android para o iOS. Portanto, se você tem um aplicativo favorito deverá torcer para que ele esteja na loja App Store, a correspondente da Play Store no mundo da Maçã. Caso você não o encontre, não se preocupe. A Apple promete que haverá um aplicativo similar, ou até melhor, que sua antiga aplicação.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.