95% dos universitários brasileiros usam Instagram diariamente, revela pesquisa
Por Marcelo Fischer Salvatico |

Como já era esperado, o Instagram se consolidou como a rede social mais utilizada por jovens universitários no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Cheers, uma universitech, 95% dos estudantes entre 18 e 23 anos acessam o aplicativo diariamente.
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O estudo realizado com 500 pessoas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste revela também como as redes sociais influenciam o consumo e moldam o comportamento desta geração.
A dominância do app no ambiente universitário reflete uma tendência nacional. Dados da AppMagic mostram que a plataforma foi o aplicativo mais baixado no país em 2024, com 65,2 milhões de downloads.
Com isso, o Instagram ultrapassou o TikTok no último ano, que teve queda de 34% nas instalações, caindo para o terceiro lugar no ranking nacional.
TikTok mantém relevância
Apesar da liderança do aplicativo da Meta, o TikTok ainda permanece influente entre universitários. A pesquisa da Cheers aponta que 3 em cada 4 entrevistados utilizam o app de vídeos diariamente.
A plataforma chinesa, apesar do foco evidente em vídeos curtos, vai além do entretenimento, e molda também as decisões de consumo e comportamento dos jovens.
O YouTube também se mostrou relevante, como plataforma preferida para o consumo de conteúdos mais aprofundados. Já o X, antigo Twitter, se mostrou mais nichado, mas com grupos engajados, de acordo com o estudo.
Marcas que inspiram os jovens
A pesquisa da Cheers abordou também quais marcas mais se conectam com os universitários brasileiros.
As empresas de artigos esportivos e lifestyle como Nike e Adidas lideram as preferências, seguidas de marcas de beleza como Boticário, Natura, WePink e Boca Rosa.
No varejo de moda, marcas como Renner, Shein e Youcom se destacaram. Mas, no geral, a Nubank surpreendeu como uma das marcas mais lembradas pelos jovens, mostrando que a geração, de certa forma, está atenta às finanças.
O fundador da Cheers, Gabriel Russo, explica que essas marcas possuem em comum “a capacidade de entregar qualidade, inovação e alinhamento real com os valores do público jovem”.
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