80% do tráfego de internet no fim de 2019 teve origem em dispositivos móveis
Por Felipe Junqueira |
O celular é parte essencial do dia a dia de quase todo o mundo atualmente. Prova disso é que quase dois terços da população brasileira já estava conectada à internet em 2018. Os brasileiros compraram mais usando apps de compras que os americanos na última Black Friday. Agora, um estudo mais recente aponta que 80% do tráfego digital no fim de 2019 foi realizado em um dispositivo móvel.
Em 2010, as coisas eram diferentes. O celular representava uma fatia muito pequena do tráfego na internet. Já no final da década, a temporada de festas apresentou picos, como o Natal, em que os dispositivos móveis foram responsáveis por até 80% do tráfego digital, com 65% dos pedidos realizados, segundo relatório de compras natalinas de 2019 da Salesforce.
O documento mostra tendências, dados e insights que as marcas e varejistas precisam para se preparar para a temporada de compras natalinas de 2020. No geral, o documento aponta um aumento de 8% nos gastos digitais durante o maior período de compras em 2019, totalizando US$ 723 bilhões em receita digital no mundo todo.
A Salesforce combina dados e informações de férias sobre a atividade de mais de meio bilhão de compradores, em mais de 30 países desenvolvidos. Os dados não estão muito longe de realidade brasileira, uma vez que o número de conexões por smartphone é bem alto, como mostraram as compras de Black Friday 2019.
Foram considerados no estudo bilhões de engajamentos de consumidores e milhões de conversas públicas de mídia social através de ferramentas como Marketing Cloud e dados de atendimento ao cliente fornecidos pelo Service Cloud, ambos da Salesforce. Segundo a empresa, ainda são aplicados posteriormente vários fatores para extrapolar projeções e dados reais para o setor de varejo em geral. Esses relatórios instantâneos de feriados são um derivado do Índice de Compras Trimestral, desenvolvido pela companhia.