Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

54% das empresas têm dificuldades para contratar mulheres; entenda

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Janeiro de 2023 às 12h40

Link copiado!

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Uma pesquisa da edtech Gama Academy apontou que, apesar da escassez de profissionais no mercado de tecnologia, a contratação de mulheres é atualmente o maior desafio para as empresas do setor. A 8ª edição do estudo Tech Jobs Report, que entrevistou mais de mil pessoas, também realizou um mapeamento de vagas na área tecnológica, com dados relevantes para o ano de 2023.

Segundo o levantamento, as maiores dificuldades encontradas pelas empresas na contratação são de profissionais que se consideram mulheres, estão: falta de qualificação (55%), ausência de habilidades técnicas (54%), qualificação em soft skills (42%), desistência do processo seletivo (36%) e falta de salários e benefícios competitivos (32%). A pesquisa permitiu que os entrevistados respondessem mais de uma opção.

Para Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, é importante destacar que muitas empresas têm desenvolvido programas de seleção, treinamento e contratação exclusivo para mulheres, visando ampliar a participação feminina no mercado.

Continua após a publicidade

No entanto, ele reconhece que ainda há muito a se avançar no que diz respeito à formação técnica e acesso às mulheres, "tanto ao mercado de trabalho, quanto a essas oportunidades de treinamento". Sua fala ainda é reforçada pelos dados da pesquisa que revelam que o desafio de incluir mulheres não é exclusivo das empresas do setor tecnológico, visto que a Gama Academy ouviu empresas de outras áreas.

Dessa maneira, uma das possíveis soluções é fomentar ativamente a participação de mulheres no mercado tecnológico, seja por cursos de capacitação, oportunidades de estágio e de emprego para obter experiência, entre outros. Junqueira explica que, uma vez que o problema é geral, deve haver um engajamento maior de todo o mercado para estimular iniciativas que promovam a inclusão dessas profissionais.

“Essa atuação mais proativa serve não só para incluir mais mulheres no setor, mas também para fomentar o mercado, cuja demanda por profissionais ainda é enorme e deve seguir em franco crescimento pelos próximos anos”, conclui.

Continua após a publicidade

O mercado demanda por figuras femininas

Segundo o Gender Equality Index da Bloomberg, índice que analisa o desempenho de empresas que manifestam o compromisso com a equidade de gênero, as companhias preocupadas em dar oportunidades equivalentes às mulheres tiveram aumentos de 5% a 20% em suas receitas. Os dados revelam que a inclusão beneficia não só profissionais em busca de oportunidades, mas empresas que desejam crescer.

No Canaltech estamos sempre compartilhando cursos gratuitos, vagas exclusivas e muitos outros conteúdos que incentivam a inclusão de gênero no segmento tecnológico. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das oportunidades!