5 principais linguagens de programação no mercado para 2026
Por Marcelo Fischer Salvatico |

Inteligência artificial (IA), desenvolvimento web e aplicações para mobile são algumas das tecnologias que definem o futuro da programação para o próximo ano.
- As 25 empresas mais buscadas pelos brasileiros no Google em 2025
- Por que empreendedores precisam dominar a criação de prompt? Entenda em 5 pontos
O Canaltech separou cinco principais linguagens de programação que são essenciais para os desenvolvedores que querem se manter competitivos no mercado em 2026 e até se destacar em seus cargos.
5 principais linguagens de programação
Confira abaixo as linguagens de programação selecionadas:
- Python
- JavaScript
- TypeScript
- Java
- Kotlin e Swift
1 - Python
O Python pode ser considerada a “linguagem universal” da tecnologia, conhecida por ter uma sintaxe simples e legível. Foi criada para ser fácil de aprender e de aprender a usar, e se tornou uma das linguagens preferidas para desenvolvimento web, automação de tarefas e análise de dados.
Com a explosão da IA e também do machine learning, o Python se tornou uma linguagem essencial para se destacar na programação em 2026.
Com bibliotecas como TensorFlow e PyTorch, pode ser utilizada para criação de chatbots e sistemas de reconhecimento de imagem, por exemplo. Além disso, a sua versatilidade a torna ideal para automação empresarial e desenvolvimento back-end.
2 - JavaScript
O JavaScript é responsável por fazer os sites funcionarem de forma interativa, e foi criado originalmente para dar dinamismo às páginas da web. Mas, hoje é capaz de ser utilizada para construção de aplicações complexas, desde a interface para os usuários até o servidor.
Para o próximo ano, o JavaScript se torna importante por ser uma linguagem full-stack, ou seja, permite tanto o desenvolvimento front-end quanto back-end numa só tecnologia.
Com frameworks como React e Node.js, a linguagem domina o desenvolvimento de aplicações web modernas. Outro motivo que a torna essencial para desenvolvedores é a sua versatilidade, que permite também que criem apps móveis através do React Native.
3 - TypeScript
Desenvolvida pela Microsoft, o TypeScript é uma extensão do JavaScript, que adiciona uma tipagem estática à linguagem. É uma linguagem que compila para JavaScript puro, e mantém toda a compatibilidade ao mesmo tempo que oferece recursos adicionais de detecção de erros durante o desenvolvimento.
O valor dessa linguagem está no fato de que, à medida que as aplicações web se tornam mais complexas, a necessidade de um código mais seguro e fácil de manter se torna maior. E esse é um problema que o TypeScript resolve, ao permitir que desenvolvedores detectem erros antes mesmo da execução do código.
Essa linguagem já é utilizada por grandes empresas globais como Google, Microsoft e Airbnb.
4 - Java
O Java é uma linguagem robusta para aplicações empresariais. É orientada a objetos e foi criada para ser segura, portável e eficiente. Conhecida pelo lema “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”, te permite criar aplicações que funcionam em diferentes sistemas operacionais.
Em 2026, o Java continua como a espinha dorsal de sistemas empresariais críticos e aplicações Android, devido a sua estabilidade, performance e vasto ecossistema que a mantêm como escolha preferida para bancos, e-commerces e grandes companhias.
Mesmo com a concorrência do Kotlin no Android, a linguagem de programação ainda é fundamental para desenvolvedores que trabalham em projetos de grande escala.
5 - Kotlin e Swift
Por fim, duas linguagens de programação com grande foco para mobile dividem a última posição na lista.
O Kotlin é a linguagem preferida do Google para o desenvolvimento em Android, enquanto Swift foi criada pela própria Apple para desenvolver aplicações iOS, macOS, watchOS e tvOS.
Ambas combinam performance otimizada com uma sintaxe moderna e recursos avançados de segurança para suas respectivas plataformas. Juntas, cobrem grande parte do mercado de smartphones.
Com o mercado mobile ainda em expansão, é essencial dominar essas duas linguagens caso o desenvolvedor queira trabalhar com o desenvolvimento para aparelhos móveis.
O Swift oferece integração completa com todo o ecossistema Apple, além de recursos exclusivos do iOS. Já o Kotlin é totalmente interoperável com Java, e oferece código mais conciso para Android.
Veja também:
- Quanto ganha um Gerente de TI | Tecnologia da Informação
- 7 em cada 10 alunos do Ensino Médio já usam IA generativa em pesquisas no Brasil
- IA e inclusão: como a tecnologia pode transformar a educação
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?