Publicidade

15 citações inspiradoras de Steve Jobs

Por| 06 de Outubro de 2015 às 09h16

Link copiado!

15 citações inspiradoras de Steve Jobs
15 citações inspiradoras de Steve Jobs

Há quatro anos, o mundo se despedia de um dos nomes mais populares do mundo da tecnologia: Steve Jobs. O visionário que fundou a Apple e reinventou a Pixar faleceu aos 56 anos de idade devido a complicações relacionadas a um câncer de pâncreas.

Jobs já foi considerado pela revista Time um dos 20 norte-americanos mais influentes de todos os tempos devido à sua contribuição para a tecnologia. Ele apareceu no ranking ao lado de grandes personalidades como Martin Luther King Jr., Alexander Graham Bell, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, Henry Ford, Albert Einstein, entre outros.

O importante papel desempenhado pelo cofundador da Apple na transformação da computação pessoal é indiscutível, mas ele também é considerado por muitos como um gênio que tinha uma profunda compreensão da natureza humana. Diversas de suas citações são utilizadas até hoje para exemplificar a essência do sucesso, do fracasso e até mesmo da vida. Confira 15 citações inspiradoras de Steve Jobs:

Continua após a publicidade

1. "Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso [na Apple] é o que importa para mim".

Apesar de ter acumulado uma fortuna de mais de US$ 10 bilhões, o foco de Jobs estava na criação de grandes produtos.

2. "Minhas coisas favoritas na vida não custam dinheiro. É muito claro que o recurso mais precioso que todos nós temos é o tempo".

Jobs enfatiza que o tempo deve ser gasto em coisas que importam, como a família, e isso geralmente não se correlaciona com ganhar dinheiro.

Continua após a publicidade

3. "O ponto de partida é que eu não voltei à Apple para fazer uma fortuna. Eu tenho muita sorte na vida e já tenho uma. Quando eu tinha 25 anos, meu patrimônio líquido era de algo próximo a US$ 100 milhões. Eu decidi então que não ia deixá-lo arruinar minha vida. Não há nenhuma maneira de gastar tudo isso e eu não vejo a riqueza como algo que valida minha inteligência".

Jobs fala sobre a sua mudança da Pixar para a Apple, onde seu objetivo era criar belos produtos, não uma fortuna. O resultado disso foi o iPod, Mac, iPad e, de certa forma, o Apple Watch.

4. "Não temos uma chance para fazer muitas coisas, então cada uma tem que ser excelente. Porque isso é a nossa vida. A vida é curta, e então você morre, você sabe? E todos nós escolhemos o que fazer das nossas vidas. Então é melhor que seja algo muito bom. É melhor que valha a pena".

Jobs diz que tudo o que fazemos na vida deve ser significativo. Nunca devemos fazer algo sem pensar apenas porque parece que é a coisa certa a se fazer.

Continua após a publicidade

5. "Seu tempo é limitado, não o gaste vivendo a vida de outra pessoa. Não fique preso aos dogmas, que é viver do que as outras pessoas pensam. Não deixe que o barulho de opiniões alheias afogue sua própria voz interior. E, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição, que de alguma forma sabem o que você realmente quer se tornar".

Durante um de seus discursos realizado na Universidade de Stanford, Jobs incentivou o pensamento livre. Apesar de ter largado a faculdade, Jobs continuou fazendo cursos que lhe interessavam (como tipografia) e isso resultou no lado artístico do Mac.

6. "Se você faz algo muito bom, você deveria fazer outra coisa sensacional, não se gabar da primeira coisa por muito tempo".

Jobs nunca ficava muito tempo colhendo os louros de suas criações. Ele saltava de um projeto para outro e, no processo, criava alguns de seus melhores trabalhos. Se Jobs tivesse sentado e relaxado após inventar o Mac ou o iPod, provavelmente não haveria iPhones e iPads circulando por aí.

Continua após a publicidade

7. "Quando você é um carpinteiro fazendo uma bela cômoda, você não vai usar um pedaço de madeira podre na parte de trás, mesmo que ela fique virada para a parede e ninguém possa vê-la. Você vai saber que ela está lá, então você precisa usar um belo pedaço de madeira na parte traseira. Para que você possa dormir bem à noite, a estética, a qualidade, precisa estar presente em tudo".

Jobs gostava de cuidar da qualidade de tudo o que os consumidores podiam e não podiam ver. Por insistência do executivo, a placa de circuito do Mac original foi criada para ser bonita, porque ele achava que isso melhoraria o produto como um todo, mesmo que ninguém jamais fosse vê-la.

8. "Design não é apenas como se parece. Design é como funciona".

Jobs era um CEO diferente porque ele também era um artista que se importava profundamente com a funcionalidade dos produtos, muitas vezes ajudando Jony Ive no processo de concepção.

Continua após a publicidade

9. "Você não pode conectar os pontos olhando para frente; você só pode conectá-los olhando para trás. Então você precisa confiar nos pontos se ligarão algum dia no futuro. Você tem que confiar em alguma coisa – sua garra, seu destino, sua vida, carma, qualquer coisa".

Retrospectivamente, a vida de Jobs parece um grande feito: ele abandonou a faculdade, ajudou a fundar a Apple, reinventou a Pixar, e o resto é história. Na época, porém, as coisas pareciam diferentes e é sobre isso que ele reflete nesta citação.

10. "Em última análise, tudo se resumo a gosto. Tudo se resume a tentar se expor às melhores coisas que os seres humanos fizeram e, em seguida, tentar trazer essas coisas para o que você está fazendo. Picasso tinha um ditado: bons artistas copiam, grandes artistas roubam. E sempre fomos descarados ao roubar grandes ideias, e eu acho que parte do que tornou o Macintosh um sucesso era o fato das pessoas que trabalharam nele serem músicos, poetas, artistas, zoólogos e historiadores que também passaram a ser alguns dos melhores cientistas da computação do mundo".

Uma das muitas coisas que fazem a Apple ser especial é o seu intenso foco em design. Jobs trabalhou duro para promover pessoas do setor de design para os cargos mais altos da empresa e isso resultou em produtos como o iPhone.

Continua após a publicidade

11. "É realmente difícil projetar produtos por grupos de opinião. Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que nós mostremos a elas".

A origem dessa citação é Henry Ford, que proclamou: "Se eu tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, eles teriam dito cavalos mais rápidos". Jobs acreditava que a Apple deveria criar produtos e, em seguida, dizer às pessoas por que elas precisavam deles.

12. "Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era algo parecido com isso: 'Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia você certamente estará certo'. Ela me causou uma grande impressão e, desde então, nos últimos 33 anos eu tenho olhado para o espelho todas as manhãs e me perguntado: 'Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu realmente iria querer fazer o que estou a ponto de fazer hoje?'. E sempre que a resposta fosse 'não' durante muitos dias consecutivos, eu sabia que precisava mudar alguma coisa".

Uma das coisas na qual Jobs focava sua vida era a morte e como o tempo de vida de um ser humano é limitado.

Continua após a publicidade

13. "Eu tenho tanto orgulho das coisas que não fizemos quanto das coisas que fizemos. Inovação é dizer 'não' a milhares de coisas".

Design significa fazer escolhas, e Jobs fez as escolhas certas. O modelo original do iPhone incluía uma roda giratória como a do iPod, por exemplo.

14. "Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que querem ir para o céu não querem morrer para chegar lá. E ainda assim a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém jamais escapou dela. E é assim que deve ser, porque a morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Ela limpa o velho e abre caminho para o novo".

Jobs enfatiza novamente a força da morte, dizendo que ela nos ajuda a concentrar nossa atenção no que realmente importa.

Continua após a publicidade

15. "Nosso DNA é o de uma empresa de consumidores – para a qual cada consumidor está voltando o polegar para cima ou para baixo. Acreditamos que o nosso trabalho é assumir a responsabilidade pela experiência completa do usuário. E se não estiver bom, a culpa é nossa, pura e simplesmente".

A Apple sempre foi uma empresa obcecada com a experiência do usuário e esta é uma atitude que, sem dúvidas, partia direto de Jobs.

Via Business Insider