Retrospectiva 2018 | Os melhores memes e virais do ano

Por Natalie Rosa | 28 de Dezembro de 2018 às 09h38
Reprodução

Desde a popularidade da internet para o uso pessoal e, principalmente, com a chegada do YouTube, somos bombardeados com memes e virais o ano todo, todos os anos. Alguns deles, inclusive, nunca morrem e sempre acabam ressurgindo em algum momento, divertindo quem lembrava dele e conquistando novos fãs.

Em 2018 não foi diferente, mas a cada quatro anos ganhamos um bônus: a Copa do Mundo. Mais uma vez, não chegamos nem mesmo na final, mas o Brasil com certeza se tornou o campeão de divertimento na internet nesta edição do evento.

Dito isto, confira abaixo a nossa retrospectiva de memes e virais de 2018, que poderia facilmente ter a Copa do Mundo como tema.

1. Ronaldinho nos rolês aleatórios

Ronaldinho Gaúcho, um dos melhores jogadores do mundo, está curtindo a sua vida após uma carreira de sucesso de uma forma um tanto quanto aleatória. E é exatamente por isso que ele virou meme, destacando-se na Copa do Mundo deste ano.

O jogador já apareceu vestido de Jedi, de Star Wars, para fazer uma propaganda de cerveja, cantando uma música que gravou ao lado de Wesley Safadão, vestido de jaleco e touca visitando uma fábrica de suplementos alimentares, usando roupas típicas bolivianas, entre muitas outras situações.

O meme voltou neste ano porque, na abertura da Copa, quando ninguém esperava, Ronaldinho Gaúcho apareceu participando do evento e batucando um instrumento no meio de uma multidão.

Veja o acontecimento em vídeo:

2. É Verdade Esse Bilete

No dia 20 de agosto, Gabriel, uma criança de cinco anos da cidade de Bocaina, São Paulo, não queria ir à escola para ficar em casa maratonando o desenho Caçador de Trolls. Para tentar enganar a sua mãe, ele forjou um bilhete dizendo que era um comunicado informando que não era preciso ir à aula no dia seguinte.

A nota escrita a mão, obviamente, dizia:

"Senhores 'paes': Amanhã não vai ter aula porque pode ser feriado. Assinado: Tia Paulinha. É verdade esse 'bilete'".

Com a caligrafia típica de uma criança de cinco anos, com palavras erradas e feito em uma folha de caderno, o plano do pequeno Gabriel não deu certo. Foi quando sua mãe, Geovana Santos, achou o caso engraçado, tirou uma foto do "bilete" e compartilhou com a "Tia Paulinha" no WhatsApp.

Não demorou muito para que a foto viralizasse. Outra professora da escola postou a imagem em sua conta no Facebook e logo as pessoas, além de marcas e empresas, começaram a compartilhar a imagem com suas versões do "é verdade esse bilete", acompanhado de uma mentira.

3. Aquele salgado é de que?

Uma das práticas mais comuns ao entrar em uma padaria, além de comprar o pão francês de cada dia, é apontar para a vidraça em que estão as comidas e perguntar: "aquele salgado é de quê?".

Se você riu, com certeza já fez muito disso e é justamente essa a brincadeira que viralizou em agosto deste ano. Pegando imagens aleatórias com pessoas apontando para algum lugar, seja para fazer uma pose ou falando com alguém, a internet toda fez trocadilhos com a frase ou ainda utilizando variações.

No exemplo acima, o personagem Rogerinho do Ingá, da série Choque de Cultura, foi usado para fazer parte de brincadeira com o seu famoso xingamento utilizado em suas frases: "Esse salgado aí é de que, otário?".

4. O Feiticeiro do Hexa

Mais um da Copa do Mundo: O Feiticeiro do Hexa. Um torcedor do Brasil foi pego pelas câmeras no dia 2 de julho, antes de a seleção entrar em campo para competir contra o México nas oitavas de final. Com cabelo loiro na altura do queixo, um olhar desconfiado, meio sorriso e balançando uma bandeira sem muita animação, o torcedor misterioso logo tomou conta das redes sociais.

Sem saber quem era o rapaz, ou ainda se era brasileiro, começaram as comparações, como com o cantor Vinny, os irmãos Hanson e Kurt Cobain. Mas, pouco tempo depois, o Correio Braziliense descobriu o paradeiro do torcedor.

Seu nome é Yury Torsky, de 34 anos, russo e residente da cidade de Samara. O homem também tem um trabalho inusitado: ele é engenheiro aeroespacial e trabalha em uma estação de pesquisas.

Assista ao momento em que o rapaz apareceu na televisão brasileira:

Yuri acabou ficando famoso no Brasil e começou a interagir com os brasileiros nas redes sociais, também marcando presença nos jogos futuros. Diziam que o "feiticeiro" havia trazido sorte para a seleção brasileira, mas, infelizmente, o amuleto russo não funcionou nos jogos seguintes.

5. Que Tipo de … é Essa?

O meme "Que tipo de... é essa?" utiliza uma cena de um anime japonês chamado The Brave Fighter of Sun Fighbird, que estreou em fevereiro de 1991. A série conta a história de integrantes da polícia espacial responsáveis por conter uma energia maligna chamada Draias, que está prestes a atingir a Terra.

A cena em questão mostra Yutaro Katori, protagonista, perguntando se uma borboleta era um pombo, confundindo ainda rosas com violetas. A estranhas perguntas aconteceram porque ele estava estudando a natureza do planeta Terra.

A popularização do meme começou ainda em 2011, quando um usuário postou uma captura de tela do episódio do anime com a legenda no Tumblr. Inicialmente, muitos pensaram que estava mal traduzido e que não era essa a pergunta feita pelo personagem.

Neste ano, a imagem voltou e dominou a internet com diversas variações, inclusive brasileiras.

6. Agora Pabllo Vittar foi longe demais

A cantora drag queen Pabllo Vittar dominou a internet neste ano, só que não apenas por sua música, mas também por ter ido longe demais. A artista virou meme após ser protagonista de fake news que viralizaram no WhatsApp, sendo acusada de ter alguma ligação com o Partido dos Trabalhadores, o PT, em algum plano para acabar com a família brasileira.

Em meio a longos textos com acusações um tanto quanto absurdas e muitos emojis, as mensagens eram finalizados ou iniciadas com a frase "agora a Pabllo Vittar foi longe demais".

Não demorou muito para que a internet criasse, de forma proposital, composições da frase com texto mais absurdos ainda e que, claramente, não eram verdade.

7. Cristiano Ronaldo e filho

Durante o período da Copa do Mundo, o jogador português Cristiano Ronaldo também foi uma "vítima" dos memes. Por ser uma pessoa vaidosa, o atleta sempre teve a fama de ser egocêntrico, mas o fato ganhou ainda mais força quando uma foto que mostra o jogador com seu filho, Cristiano Ronaldo Júnior, levemente cabisbaixo viralizou.

Enquanto o filho aparece desanimado, o jogador está sorrindo, surgindo então a ideia de legendas dizendo que Ronaldo só se preocupa com ele mesmo. Os memes contam com simulações de conversa, muitas vezes usando a frase "sou lindo" nas fotos, reforçando a fama de vaidoso, e "tenho fome", como se fosse a criança tentando dizer isso ao pai.

8. Canarinho Pistola

O Canarinho Pistola surgiu ainda em 2017, antes de um jogo do Brasil e Bolívia, quando a CBF apresentou uma versão nova do mascote. Até aí, tudo bem, mas o motivo que fez o personagem virar meme é a sua expressão facial que parece que ele está muito bravo, gerando então o termo "pistola", adjetivo dado para quem é nervoso, em seu apelido.

O mascote, então, apareceu bastante na mídia, seja em campo, eventos ou até mesmo visitando crianças em escolas e em ações sociais. Essas presenças geraram diversas imagens que ganharam legendas divertidas do canarinho irritado com alguma coisa.

Na Copa do Mundo de 2018, claro, ele não poderia deixar de virar destaque novamente. Isso aconteceu, inclusive, em um momento em que o brasileiro estava irritado com o país, sendo uma figura bastante representativa para os dias atuais, não somente para o futebol.

9. Fadas do Deboche

As irmãs Erivânia e Edivânia Santos roubaram o protagonismo da Missionária Vitória de Deus, uma criança pastora. Em um vídeo, a garotinha religiosa aparece pregando e, ao fundo, as duas irmãs aparecem se olhando e fazendo trejeitos que indicavam que elas estavam debochando do que estava acontecendo.

Assista ao vídeo e tire suas conclusões:

Em abril deste ano, as imagens viralizaram fazendo as pessoas virarem fãs das irmãs, batizando a dupla de "Fadas do Deboche". Logo descobriram quem elas eram e até criaram uma Vakinha para ajudar financeiramente a família das garotas.

A pastora mirim não gostou nada da fama das debochadas, chegando a se manifestar nas redes sociais sobre o assunto.

10. Akon Aconselha

O cantor Akon virou meme com a ajuda de uma foto, possivelmente de uma sessão promocional, que dá a entender que o artista está querendo dizer algo a alguém, um conselho.

Apontando para a câmera, a foto ganhou diversas legendas com conselhos duros, como "tu tem que parar de fumar", "tu tem que parar de confirmar presença nos eventos e no dia não ir", entre outras frases.

11. Vitas

Vitas é um cantor russo que viralizou no Brasil no ano passado, apesar de ele já contar com uma carreira antiga. O que chamou a atenção dos brasileiros em relação ao artista é o seu estilo de música peculiar e seus agudos diferentes.

Até mesmo as letras das músicas são incomuns à cultura brasileira, chegando a ser cômico por serem tão diferentes. Com a viralização, os brasileiros conseguiram fazer com que Vitas crescesse na plataforma de streaming de músicas Spotify.

Neste ano, Vitas voltou a ganhar a internet, possivelmente com a aproximação da Copa do Mundo da Rússia, país nativo do cantor.

12. Caindo no “Casos de Família”

O programa Casos de Família é uma fonte de memes, mas o que mais bombou em 2018 aconteceu, na verdade, em 2015. O episódio "Sou gay, não gripe para te contaminar" mostrou Gabriel, um participante que se revoltou contra a família preconceituosa.

Quando é chamado para entrar, ele chega fazendo uma dança bem animada de funk até que, de repente, faz um espacate no ar até cair no chão, e segue quicando pelo estúdio. E é exatamente este momento que viralizou.

Assista ao momento da entrada de Gabriel a partir de 3:40:

O meme foi compartilhado assim: um vídeo qualquer que antecede a queda de alguém acaba com a cena do espacate no ar e a dança no show. Tudo isso ao som da música Sweet Dreams versão funk.

13. Choque de Cultura

O programa de humor Choque de Cultura, produzido pela TV Quase, ganhou o seu primeiro episódio em 2016, mas foi neste ano que viralizou e conquistou os brasileiros.

A série se trata de quatro motoristas de van, "os maiores nomes do transporte alternativo", que fazem críticas de filmes. O roteiro é repleto de sarcasmo e o seu diferencial é falar de filmes que estão fora do padrão de cinéfilos, ou seja, populares. Fãs de carros, seus filmes preferidos são Transformers e Velozes e Furiosos, que são constantemente citados nos episódios.

Mas o que fez com que Choque de Cultura viralizasse foram as frases de efeito e bordões de cada personagem como "achou errado, otário", "boa noite, amantes da sétima arte de todo o Brasil", "falo com tranquilidade", entre muitas outras.

O primeiro episódio fala sobre o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, o "Harry Potter sem Harry Potter".

14. Levanta a cabeça, princesa

Na 18ª edição do Big Brother Brasil, a participante Jéssica viralizou nas redes sociais após soltar uma frase de motivação no programa. Com a maior seriedade do mundo, a personal trainer soltou uma frase que ela diz ser o que a consola quando está triste: "Levanta a cabeça, princesa, senão a coroa cai".

Mas a motivação não parou por aí, e ela completou com "porque nós somos princesas, rainhas, guerreiras, só pelo fato de a gente ser mulher". Essa lição de vida virou piada nas redes sociais, principalmente no Twitter, por se tratar de uma frase digna de Orkut ou de GIFs animados antigos, dos primórdios da internet.

A frase motivacional ganhou vários memes e versões diferentes para diversos tipos de situações.

15. Tweets Antigos do Neymar

Antes e no início de sua fama, Neymar era bastante ativo no Twitter, deixando vários tweets para serem viralizados no futuro. O jogador, um dos mais famosos do mundo, sempre fez comentários sendo "gente como a gente", mostrando o quanto gosta de pagode, principalmente.

Até mesmo testes ele costumava fazer, como o da imagem abaixo, que revelou que Neymar se parece com a cantora Kesha.

Neste outro, ele relata que está assistindo ao Rock in Rio, mas que queria mesmo era estar curtindo um pagode.

Vez ou outra esses tweets aparecem na timeline conforme a ocasião atual. Neste ano, eles foram revividos, claro, pela Copa do Mundo.

Qual desses memes é o seu preferido e qual você acha que faltou na lista? Deixe aqui nos comentários!

Fonte: Museu de Memes

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.