Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exposição sobre memes é destaque em museu de Nova York

Por| 24 de Setembro de 2018 às 16h37

Link copiado!

Exposição sobre memes é destaque em museu de Nova York
Exposição sobre memes é destaque em museu de Nova York

Uma nova exposição do Museu da Imagem em Movimento de Nova York promete atrair a atenção das pessoas que costumam não sair de seus computadores.

Como curadoria do site KnowYourMeme, a exposição Two Decades of Memes (Duas Décadas de Memes, em português) leva ao tradicional museu nova-iorquino uma linha do tempo histórica dessa que se tornou a linguagem universal da internet: o meme.

  • Acesse o canal do KnowYourMeme para mais vídeos como o que você verá abaixo!

Brad Kim, editor chefe do KnowYourMeme, explica que começou a se interessar pelo assunto quando, ao completar o ensino fundamental, se mudou da Coreia para os Estados Unidos. Nesse período de mudança, Kim usou os memes como forma de se ajustar à cultura ocidental, e isso o levou a criar o site que hoje é considerado a maior referência no assunto. 

Continua após a publicidade

Segundo Kim, ao montar a exposição, ele queria criar uma narrativa única sobre como os memes interagem com a mídia e acompanham o desenvolvimento das tecnologias de computação dos últimos 20 anos. Ainda que muita gente possa considerar uma brincadeira, a exposição possui um sério caráter linguístico de reconhecimento dessa que se tornou uma linguagem universal da internet, e divide espaço no museu com exposições sobre a evolução das câmeras de vídeo e sobre a obra de Jim Henson (lendário marionetista conhecido por ser o criador dos Muppets e da Vila Sésamo).

A exposição conta com uma série de obras, desde memes antigos como o famoso monólogo “All Your Base Are Belong To Us”, até os mais recentes, como o sapo Pepe, Doge e a Namorada Ciumenta. Além exposição em si, também são realizados simpósios que refletem os diversos ângulos intelectuais presentes no humor online. Entre as palestras apresentadas durante a exposição, encontram-se temas como a história e prosperidade dos gatos na internet, a renascença contínua do GIF e um exame sobre por que o humor millennial é tão sombrio.

De acordo com Carl Goodman, diretor do Museu, a ideia da exposição é ajudar as pessoas a enxergarem os memes de maneira mais séria, como uma mídia que reflete nossos tempos. O principal objetivo dela é mostrar as mensagens existentes por detrás das piadas, e como estudá-las a fundo pode ajudar pesquisadores a compreender como os jovens de um mundo constantemente conectado lidam com as questões sociais que os cercam.

Continua após a publicidade

Fonte: Vice