Tremores em Contagem e outros locais de MG são confirmados por Rede Sismográfica
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

O estado de Minas Gerais registrou dois tremores de terra entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17). Ambos os abalos sísmicos ocorreram em municípios próximos a Contagem, na região metropolitana da capital Belo Horizonte.
- 5 maiores terremotos que já aconteceram no Brasil
- Dá para prever um terremoto com antecedência?
- Terremoto no Brasil | Veja áreas com maior risco de tremores
Em nota enviada ao Canaltech, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) informou que o primeiro tremor teve magnitude 2,9 na escala Richter e ocorreu às 22h12 de terça-feira. O segundo, de magnitude 2,5 na escala Richter, aconteceu às 02h25 de quarta-feira.
Relatos da população mineira apontam que os abalos foram sentidos em Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, Ibirité, Esmeraldas e outros municípios da região.
Os tremores foram registrados por estações da RSBR e analisados por pesquisadores do Centro de Sismologia da USP.
“Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. A maioria dos tremores naturais se deve às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica Bruno Collaço, sismólogo da USP e da RSBR.
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou ao G1 que não houve registro de danos a infraestruturas no estado por conta dos abalos.
De acordo com a RSBR, o último tremor registrado em Minas Gerais ocorreu em 12 de setembro, na cidade de Sete Lagoas, e teve magnitude 2,0 na escala Richter.
Leia mais:
- Por que um terremoto tão forte na Rússia produziu tsunami "tão fraco" em seguida
- Expedição no Japão perfura fundo do mar para investigar mega-terremoto e tsunami
- Entenda por que os terremotos no Afeganistão são tão frequentes e muito intensos
VÍDEO | Como a Inteligência Artificial pode prevenir ondas traiçoeiras